Notícias >

Magia do teatro invade a Associação Eunice Weaver do Paraná

A magia do teatro invadiu a Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) nesta semana. A instituição foi palco de uma apresentação exclusiva da peça “Cuca”, do Festival de Teatro Infantil Brinque – Folclore do Brasil. A sessão cultural ocorreu nessa quarta-feira, dia 12, durante a festa julina do Projeto Utoppia, uma iniciativa do Hospital Pequeno Príncipe realizada com o apoio da AEW-PR.

A peça apresentada, da clássica lenda da Cuca, ganhou uma versão inédita para o festival, assinada pela Confraria de Teatro Kromossomos Estranhos e Ruído Companhia de Teatro. A montagem conta com uma linguagem mais contemporânea, que engloba música e teatro, e seu enredo procura reforçar o caráter pedagógico do folclore. Assim, leva a reflexões sobre a relação entre pais e filhos, e incentiva o diálogo e a proximidade entre eles.

E esse foi o tom da festa julina do Utoppia. Além de ter sido um momento de confraternização, a atividade em grupo teve finalidade terapêutica. A proposta foi trabalhar o convívio social entre pacientes atendidos no projeto e seus familiares.

Sobre o Utoppia
Os trabalhos do Projeto Utoppia proporcionam o acesso ao diagnóstico diferencial e ao tratamento multidisciplinar a crianças e adolescentes com transtorno ou deficiência mental, intelectual, múltipla e de autismo. Eles passam por avaliações diagnósticas neuropsicológica e clínica, e recebem tratamento especializado, com psicoterapia cognitivo-comportamental, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

A terapêutica é individualizada e personalizada, e definida de acordo com as necessidades de cada paciente. Seus familiares também recebem acompanhamento, com orientação e terapia familiar orientada à reabilitação de cada um deles. Na sede da AEW-PR funcionam dois consultórios para avaliação diagnóstica, dois consultórios para tratamento multidisciplinar e uma sala de atividades voltadas à orientação e à terapia familiar.