Notícias >

Magia do teatro é levada à Associação Eunice Weaver do Paraná

DSC_0066A magia do teatro encantou os alunos da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE) que foram na tarde desta terça-feira, dia 10, ao Teatro da Capela da Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR). Eles conferiram a peça “A roupa nova do rei”, promovida por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Ela faz parte do festival de contos de fada “Era uma vez…Eram duas…Eram três”, que promoverá sessões exclusivas na instituição até novembro.

Mais de 20 jovens estiveram no local, acompanhados de seus professores. Eles interagiram bastante durante a peça, que foi encenada por atores do grupo Malasartes. Com o uso de grandes bonecos, eles contaram a história de um rei obcecado pela vaidade e que, ao lado do seu fiel mensageiro, busca um manto real jamais visto em todo o reinado. No caminho, a majestade encontra dois bandidos que, para sair da cadeia, bolam um plano muito diferente: uma roupa feita com um tecido especial, que só os inteligentes podem ver.

DSC_0139Ao final da sessão, a professora da FEPE, Ester Fernandes Pondeli, fez uma avaliação positiva da programação desta tarde. “Os alunos tiveram interação intensa durante a peça. É uma atividade diferente das que eles participam no dia a dia. Acredito que seja até mais importante do que o que eles aprendem no papel”, afirmou.

Já o ator do Malasartes, Rafael Petezet Barreiros, disse que a experiência de atuar na Associação foi muito gratificante. “A plateia foi ótima. Acredito que em oportunidades como essa eu ganho mais do que proporciono aos alunos. É um público extremamente espontâneo. Eles vivem cada emoção por inteiro, embarcam na história de uma maneira mágica. Os alunos preservam a criança dentro deles”, ressaltou.

DSC_0111Parceria
A apresentação da peça na Associação Eunice Weaver do Paraná é uma parceria entre a instituição e a organização do festival, feita pela Montenegro Produções Culturais e com o apoio do Hospital Pequeno Príncipe. A ideia é contribuir para a disseminação da cultura, proporcionando momentos de descontração, alegria e aprendizado a um público formado por crianças, jovens e adultos com deficiência ou vulnerabilidade social.

Até novembro, a AEW-PR será palco de sessões exclusivas a cargo de grupos como Cia Regina Vogue (“Rapunzel”), Cia do Abração (“O Flautista de Hamelin”) e Cia Cena Hum (“O Gato de Botas”).