Notícias >

Livro sobre fortalecimento da atuação democrática nas comunidades será lançado em Curitiba

A presidente da AEW-PR, Ety Cristina Forte Carneiro, participou recentemente do lançamento do livro nos EUA (Crédito da foto: Kettering Foundation)

A presidente da AEW-PR, Ety Cristina Forte Carneiro, participou recentemente do lançamento do livro nos EUA (Crédito da foto: Kettering Foundation)

O mundo tem vivido nos últimos anos um período de debates e atos relacionados ao tema democracia. Com o objetivo de fazer um convite à reflexão sobre como superar alguns dos obstáculos que impedem a ação coletiva para uma sociedade melhor, o presidente da Kettering Foundation, David Mathews, escreveu o livro “Fortalecendo a atuação democrática de comunidades”. Agora, a versão em língua portuguesa será lançada em Curitiba. A edição brasileira é uma realização do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco), da Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) e do Complexo Pequeno Príncipe.

O lançamento será no dia 8 de maio, às 18h, no Salão de Atos do Parque Barigui. Ele ocorrerá durante o VII Fórum Nacional de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem na Formação em Saúde, que será promovido pelo Inesco e pela Faculdades Pequeno Príncipe. Recentemente, a obra foi lançada nos Estados Unidos, em Dayton, estado de Ohio. A cerimônia contou com a presença da presidente da AEW-PR e diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, que assina o prefácio da publicação; do diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro; e do secretário-executivo do Inesco, Marcio José de Almeida.

Prefácio
No prefácio de “Fortalecendo a atuação democrática de comunidades”, Ety destaca a importância da participação cidadã, algo que sempre pautou os trabalhos das instituições que dirige. “Elevar a consciência de cidadania, descobrir novos formatos de participação, conhecer e reconhecer os limites e condicionantes da cultura local e, principalmente, carregar em si a vontade de pensar e agir para o coletivo. Todos esses são elementos primordiais de uma nova equação que está em formação na nossa contemporaneidade”, afirma.

“Sempre acreditei que dois é mais do que um mais um. Que dois juntos podem ser mais do que três. Que sempre é possível ser mais. Ser mais do que um, do que dois, do que três é ser coletivo. David Mathews e a Fundação Kettering nos ajudam a enxergar melhor essas potencialidades e a nos preparar para agir coletivamente”, completa.

Sobre o autor
David Mathews é presidente e CEO da Kettering Foundation desde 1981. Foi secretário da Saúde, Educação e Bem-Estar no governo do ex-presidente dos Estados Unidos, Gerald R. Ford. Também atuou como reitor da Universidade do Alabama, onde foi professor de História. Na Kettering Foundation, coordena um trabalho que é focado em como fazer a democracia funcionar como ela deveria, sob a perspectiva dos cidadãos e de como as pessoas podem solucionar problemas que afetam suas vidas, suas comunidades e a sua nação. Suas pesquisas sugerem que a democracia exige cidadãos que sejam responsáveis por escolhas acertadas sobre o seu futuro, comunidades que ajam em conjunto para resolver problemas comuns, e instituições com legitimidade pública que contribuam para o fortalecimento da sociedade.