Notícias >

Janeiro Roxo: Campanha alerta para o combate à hanseníase, doença afeta nervos e pele

O Ministério da Saúde e associações médicas fazem a campanha Janeiro Roxo com foco no combate à hanseníase – em alusão ao o Dia Nacional de Combate e Prevenção da doença, lembrado, este ano, em 28 de janeiro.

O Brasil é o segundo país com mais ocorrências da enfermidade, atrás apenas da Índia. Por ano, são registrados perto de 30 mil casos nos vários estados e dentre as diferentes classes sociais, incluindo adultos e crianças.

O presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia, Cláudio Salgado, conta que nos últimos 10 anos esse número caiu, mas a falta de tratamento aumentou a quantidade de pessoas com incapacidade física.

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria que lesiona os nervos periféricos e diminui a sensibilidade da pele. Embora tenha cura, a enfermidade pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou se o tratamento não for feito adequadamente.

A orientação é que as pessoas procurem o serviço de saúde assim que perceberem o aparecimento de manchas de qualquer cor, principalmente se a área apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque. Após iniciado o tratamento, o paciente para de transmitir a doença quase que imediatamente.

Fonte: EBC