Notícias >

Isolamento compulsório para portadores de hanseníase também ocorreu em Portugal

O isolamento compulsório para portadores de hanseníase não foi algo que ocorreu somente no Brasil. Uma reportagem do site Público conta a história de filhos que foram separados de seus pais a partir da década de 1940, na região de Coimbra, em Portugal. Os enfermos eram levados para o Hospital Colônia Rovisco Pais e seus filhos viviam em um espaço próximo a esse local.

No texto há relatos emocionantes desses filhos, que contam como era difícil viver longe dos pais. Nos encontros promovidos com seus pais e mães, havia um vidro que os separava, não permitindo o contato entre eles. Essa é apenas uma das histórias dolorosas de suas infâncias.

A matéria – acompanhada de fotos históricas – também apresenta detalhes sobre a estrutura do hospital e a respeito da política de isolamento compulsório em Portugal. Além disso, cita o que ocorreu no Brasil entre as décadas de 1940 e 1980, e a movimentação que existe em terras brasileiras em defesa dos filhos de hansenianos. Traz, ainda, a luta pelos direitos de pessoas que foram submetidas à separação de suas famílias no Brasil e seus resultados, como a pensão vitalícia que passou a ser concedida a cidadãos com hanseníase.

Clique aqui e confira a reportagem completa do site português Público.