Notícias >

Iniciativas inovadoras promovem atendimento humanizado no SUS

Nove experiências bem sucedidas e inovadoras foram premiadas pelo Ministério da Saúde na última semana, em Brasília, por promover o atendimento humanizado no Sistema Único de Saúde (SUS). As iniciativas de unidades de saúde de Manaus (Amazonas), Borba (Amazonas), Maringá (Paraná), Blumenau (Santa Catarina), Salvador (Bahia), Brasília (Distrito Federal), Betim (Minas Gerais), Sete Lagoas (Minas Gerais) e Goiânia (Goiás) foram escolhidas em um concurso cultural sobre a Política Nacional de Humanização (PNH).

“Estamos premiando boas práticas e inovações das instituições que estão no dia a dia, sendo entregues aos usuários do sistema. A humanização tem três pilares que devem atingir não somente o usuário, mas também o gestor e o colaborador. Quando há uma integração desses fatores, temos uma entrega muito maior, que chega mais forte a cada usuário do sistema. É isso que o HumanizaSUS faz, trabalha a cada dia para levar a todos que compõe o sistema uma maneira mais fácil, simples e forte de atendimento”, destacou o secretário de Atenção à Saúde, Francisco Figueiredo.

Os projetos viraram documentários para que as iniciativas possam ser multiplicadas em outras localidades. Os vídeos estão disponíveis no canal do Ministério da Saúde no YouTube (clique aqui e acesse) e foram escolhidos a partir de uma seleção. Uma equipe de 18 apoiadores da Rede HumanizaSUS avaliou até outubro de 2016 as 284 iniciativas inscritas. Entre os critérios de avaliação estiveram a criatividade, o respeito ao tema do edital e o potencial de melhorar o acesso e a qualidade no SUS.

Sobre a Política Nacional de Humanização
A Política Nacional de Humanização existe desde 2003 e apoia ações com potencial para produzir mudanças nos processos de atenção e gestão, com foco para as necessidades dos usuários e garantia dos direitos. O objetivo da humanização no SUS é promover a participação ativa, ampliando o diálogo dos gestores, dos profissionais de saúde e da população em processos diferenciados, permeando os diferentes espaços de produção e promoção da saúde.

Desde a sua criação, foram observados diversos avanços em diferentes regiões do país, como a implementação do acolhimento com classificação de risco; a implementação da visita aberta nos hospitais; o direito ao acompanhante; a implementação das ouvidorias e de espaços de diálogo entre gestores, trabalhadores e usuários do SUS; a criação de projetos cogeridos de ambiência; e o apoio para a implementação das Boas Práticas de Parto e Nascimento, além das ações transversais com as outras políticas de saúde.


Fonte:
Portal da Saúde (Ministério da Saúde)