Notícias >

História de Tino Felino é apresentada em peça de teatro na AEW-PR

Tino é um filhote de gato bastante animado e questionador, que vive na Vila Animália junto com os seus pais e outros animais. Detalhes sobre a história do gatinho – por exemplo, como ele despertou seu gosto pela leitura por meio das histórias contadas em canções – foram apresentados na Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR), em outubro, em um espetáculo cênico-musical batizado de “Tino Felino”. A peça faz parte do projeto cultural “Que Bicho é Esse? 2” e a sessão exclusiva encantou a plateia formada por pacientes atendidos pelo projeto Integra, uma iniciativa do Hospital Pequeno Príncipe que tem parte das atividades desenvolvidas na instituição.

O espetáculo une interatividade e a magia do teatro e da contação de histórias, e conduz à reflexão, de forma lúdica, sobre o papel dos humanos no planeta, a respeito de como as pessoas têm vivido e organizam a sua vida, e o que pode ser melhorado nos campos da vida em comunidade, da sustentabilidade e da cidadania. Isso com o uso de máscaras e bonecos – que instigam a imaginação da plateia – e de músicas apresentadas com instrumentos como banjo, trompete, guitarra, baixo e bateria, com referências do rock dos anos 1950, do Boogie Woogie, do bolero, do calango e dos acalantos.

Sobre o projeto
O espetáculo “Tino Felino” faz parte do projeto cultural “Que Bicho é Esse? 2”, viabilizado pela Lei Rouanet, em uma realização da Parabolé Educação e Cultura. Conta com canções do autor e compositor Claudio Teixeira e direção de Levi Brandão. Por meio da iniciativa, a peça foi apresentada em Curitiba – no Hospital Pequeno Príncipe, que é a instituição beneficiada pelo projeto, e no auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer – e outros municípios paranaenses – Pinhais, São José dos Pinhais e Araucária. Também foram realizadas oficinas de teatro voltadas aos pacientes em tratamento no Pequeno Príncipe e seus familiares.

A iniciativa conta com o patrocínio das seguintes empresas: Peróxidos, Credipar, Schattdecor, Jandaia e Stima Energia.

Sobre o Integra
O projeto Integra busca oferecer o acesso ao diagnóstico diferencial e ao tratamento interdisciplinar a crianças e adolescentes com transtorno ou deficiência mental, intelectual, múltipla e de autismo. A iniciativa é colocada em prática com recursos provenientes do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) e parte das atividades é realizada na estrutura física da AEW-PR. Os pacientes passam por avaliações diagnósticas (neuropsicológica e clínica) e recebem tratamento especializado, com psicoterapia cognitivo-comportamental e sessões de fonoaudiologia e terapia ocupacional. A terapêutica é individualizada e personalizada, e definida de acordo com as necessidades de cada menino e menina.

  • Apresentação na Associação Eunice Weaver do Paraná

  • Apresentação no Hospital Pequeno Príncipe

  • Apresentação no Hospital Pequeno Príncipe

  • Apresentação no Hospital Pequeno Príncipe

  • Apresentação no Hospital Pequeno Príncipe