Notícias >

Hanseníase: a doença tem tratamento e cura

No passado, hanseníase era sinônimo de preconceito e isolamento. Mas, atualmente, a doença tem tratamento e cura, e pessoa com a enfermidade pode levar uma vida normal, sem ter que ficar isolada. Esses foram alguns aspectos abordados em uma reportagem veiculada nesta semana no programa “Bem Estar”, da TV Globo.

A hanseníase é causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae, que ataca os nervos superficiais do corpo e pode causar perda de sensibilidade, formigamento, dormência e fraqueza. Se a doença não for diagnosticada precocemente e tratada em tempo oportuno, pode levar a sequelas, como as mãos e os pés retorcidos.

Segundo os médicos ouvidos na matéria, a transmissão da hanseníase acontece somente a partir de um contato íntimo e prolongado, geralmente dentro de casa. Com o início do tratamento – feito com o uso de medicamentos –, a pessoa não transmite mais a enfermidade.

De acordo com os especialistas, quanto mais casos de hanseníase forem diagnosticados e tratados, maior será a possibilidade de quebrar a cadeia de transmissão da doença. Vale lembrar que o tratamento da enfermidade é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Clique aqui e confira a matéria completa do programa “Bem Estar”.