Notícias >

Hanseníase é mais comum entre adultos com idades de 40 a 59 anos

A hanseníase é uma doença que, no Brasil, é mais frequente em adultos com idades entre 40 e 59 anos. Contudo, em áreas mais endêmicas a exposição precoce, em focos domiciliares, aumenta a incidência de casos em menores de 15 anos. É o que mostram dados do Ministério da Saúde relativos a 2013.

Segundo esse levantamento, é observada a predominância da doença entre homens, apesar de ela acometer ambos os sexos. Ao todo, foram verificados no ano passado 38.247 casos confirmados de hanseníase em 3.100 municípios brasileiros. Os Estados do Maranhão, Pará e Mato Grosso concentram a maioria dos registros da enfermidade.

Sobre a hanseníase
A hanseníase é uma doença crônica e infectocontagiosa de notificação obrigatória no Brasil, assim como a tuberculose, a AIDS e outras moléstias transmissíveis entre humanos. A enfermidade atinge a pele e os nervos periféricos, podendo levar a sérias incapacidades físicas.

É uma das mais antigas doenças da humanidade, com registros que datam de 600 AC na Ásia e na África. De acordo com o Ministério da Saúde, a melhoria das condições de vida e o avanço do conhecimento científico modificaram o quadro da hanseníase, que há mais de 20 anos tem tratamento e cura.

Fonte: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República