Notícias >

Hanseníase: curso aborda a inclusão social por meio do enfrentamento do estigma e da discriminação

O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) está com inscrições abertas, até o dia 12 de novembro, para o curso “Hanseníase na Atenção Primária: inclusão social por meio do enfrentamento do estigma e da discriminação”. Com carga horária total de 10 horas, a capacitação gratuita é voltada a profissionais de saúde de nível superior que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) com casos de hanseníase, no que tange a realização do diagnóstico e o tratamento da doença. Esta é a terceira turma do curso aberta em 2023 e estão sendo disponibilizadas 50 mil vagas.

A capacitação, na modalidade de ensino a distância, tem como objetivo promover o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo sobre o processo de cuidado em hanseníase, com vistas ao enfrentamento do estigma e da discriminação nos cenários de práticas da APS. Assim, busca-se promover a construção da autonomia dos sujeitos. O programa é autoinstrucional e está estruturado em três unidades, que abordam temas como comunicação, educação em saúde e participação social; contextualização do estigma e da discriminação; e os marcos históricos e aspectos socioculturais da hanseníase.

O curso é uma realização UNA-SUS, com aulas preparadas pela Escola de Governo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – Brasília. Clique aqui para mais informações sobre a capacitação e para acessar a página de inscrições.

Com informações da UNA-SUS