Neste mês, representantes do grupo Tikun Olam, da Coletividade Judaica do Paraná, realizaram uma visita à Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) para formalizar a doação de todo o material permanente do novo consultório de odontologia que, em breve, começará a funcionar nas dependências da instituição. O consultório inédito chega, inicialmente, para complementar o tratamento odontológico de pacientes do Hospital Pequeno Príncipe – que será a primeira instituição beneficiada pela iniciativa –, e, a partir de sua abertura, passará a receber na Associação Eunice Weaver do Paraná parte das crianças e dos adolescentes atendidos pelo Hospital.
Para a coordenadora do grupo Tikun Olam, Gilza Strachman, a doação reforça, em um período de pandemia, o vínculo dos membros com a causa da saúde infantojuvenil. “Há seis anos, nós já exercemos atividades lúdicas com as crianças e os adolescentes por meio do voluntariado, o que só fortaleceu os laços que criamos com eles e seus familiares. Em função da pandemia, tivemos que nos reinventar e, ao invés desse contato por meio das brincadeiras, buscamos atuar nas necessidades desses meninos e meninas. Hoje, temos imenso prazer em doar o material para o consultório odontológico, que será de grande valia e beneficiará muitas crianças”, relatou.
Ao conhecer a sala do novo consultório de odontologia, o grupo também recebeu uma visita guiada pelas dependências da AEW-PR, onde puderam observar o Parque das Esculturas, inaugurado no último mês de junho, e os projetos e maquete para as futuras instalações do Pequeno Príncipe Norte, que serão construídas na área da Associação. A presidente da instituição, Carolina Pires Fossati Balaroti, reiterou a gratidão pela contribuição do grupo Tikun Olam. “O grupo já contribui há muitos anos com o Pequeno Príncipe, que é nossa instituição parceira, e durante a pandemia ele foi essencial. Além de alimentos e máscaras doados ao Hospital, o Tikun Olam agora faz a doação de material para o consultório de odontologia da Associação Eunice Weaver do Paraná. Esse apoio é fundamental, porque esse material vai possibilitar que trabalhemos muito e, assim, possamos beneficiar todos os pacientes que serão atendidos aqui”, agradeceu.
Sobre os atendimentos odontológicos na AEW-PR
Em breve, a Associação Eunice Weaver do Paraná ampliará as ações de saúde realizadas em sua sede por meio do projeto Saúde bucal para crianças e adolescentes. A iniciativa própria visa à implantação de um serviço de atendimento odontológico voltado a meninos e meninas em situação de vulnerabilidade que estejam em tratamento de doenças de alta e média complexidade, bem como de crianças e adolescentes oriundos de comunidades vulnerabilizadas. Entre os procedimentos que serão oferecidos estão os de atenção primária (como restaurações, extrações, limpeza e aplicação de flúor), de atenção secundária (endodontia), ações preventivas coletivas de educação em saúde bucal e escovação supervisionada.
A iniciativa da AEW-PR será colocada em prática com captação de recursos. O projeto será viabilizado por meio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (Comtiba), da Fundação de Ação Social (FAS) e de empresas apoiadoras.