Notícias >

Eunice Weaver, Juril Carnasciali e Ety Gonçalves Forte: pioneiras de uma causa nobre

A história da Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) é marcada pela atuação de mulheres à frente de seu tempo. Com seus exemplos, elas influenciam os trabalhos realizados pela instituição. Eunice Weaver, Juril Carnasciali e Ety Gonçalves Forte têm em comum a dedicação à luta pela saúde, bem-estar e qualidade de vida da população.

Neste Dia Internacional da Mulher, 8 de março, relembramos um pouco da história das pioneiras de uma causa nobre. E aproveitamos para homenagear a todas as mulheres que fazem parte da trajetória da AEW-PR e tem ajudado a transformar a vida de milhares de pessoas.

 

Eunice Weaver
Eunice Sousa Gabbi Weaver nasceu em 1902, no interior de São Paulo. Escritora, educadora e sanitarista, ela estudou Jornalismo, Sociologia, Serviço Social e Filosofias Orientais. Dedicou-se nacional e internacionalmente ao apoio e à assistência a pessoas com hanseníase, doença que também acometeu sua mãe.

Em reconhecimento ao importante trabalho desenvolvido em seus 67 anos de vida, instituições de diversos Estados brasileiros, que têm como foco a causa da luta pelos direitos das pessoas com hanseníase, levam o nome de Sociedade Eunice Weaver. Em 1970, por exemplo, a hoje AEW-PR recebeu essa denominação. Em 2003, para se adequar ao novo Código Civil de 2002, o nome da instituição passou a ser Associação Eunice Weaver do Paraná.

 

Juril Carnasciali
Juril de Plácido e Silva Carnasciali era formada em Ciências Econômicas, mas em sua trajetória passou a se dedicar ao Jornalismo. Ela foi colaboradora da Gazeta do Povo por mais de 50 anos – jornal fundado por seu pai, Oscar Joseph de Plácido e Silva. Em seus 91 anos de vida, teve forte ação social. Presidiu a Associação Eunice Weaver do Paraná e liderou a mobilização de instituições para a prestação de serviços nas áreas educacional e social.

Em 2012, como presidente da AEW-PR, firmou uma parceria com a Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Complexo Pequeno Príncipe. Por meio dela, será instalado um empreendimento que, em uma área de 166 mil m², integrará saúde, educação, cultura e inclusão social.

 

Ety Gonçalves Forte
Ety Gonçalves Forte é um exemplo de luta apaixonada e concretização. Voluntária de coração, artista plástica por paixão e executiva competente, ela preside há mais de 50 anos a Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro. Em sua atuação no então Hospital de Crianças César Pernetta e no Hospital Pequeno Príncipe – inaugurado sob sua liderança –, deixou a marca do atendimento em saúde humanizado e de qualidade a milhares de crianças e adolescentes, independentemente da classe econômica de cada paciente. Sua arte está presente também em vários ambientes do Hospital, por meio de seus quadros e cerâmicas que trazem um estilo único e humanizam os ambientes.

Ela tem influenciado a trajetória de várias gerações de paranaenses e brasileiros. Ety é uma verdadeira guerreira, que envolve cidadãos, empresários e políticos na causa da saúde infantojuvenil. O novo passo na sua trajetória será a concretização do Campus Integrado em Saúde Pequeno Príncipe-Juril Carnasciali, em parceria com a Associação Eunice Weaver do Paraná.