Notícias >

Estar atento aos sinais de alerta é fundamental para o diagnóstico precoce das IDPs


Estima-se que existam mais de 400 tipos de imunodeficiências primárias, que atingem uma criança para cada oito mil nascidas vivas. Por isso, estar atento aos sinais dessas doenças é fundamental para o diagnóstico precoce, o que garante mais saúde e qualidade de vida às crianças e aos adolescentes com essas enfermidades.

O Hospital Pequeno Príncipe, com o apoio da Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR), alerta para os sintomas listados pela Fundação Jeffrey Modell*, instituição que se dedica a ajudar pessoas com imunodeficiências primárias e seus familiares. Se a criança apresentar mais de dois desses sinais, procure um pediatra ou um serviço de saúde.

Sinais de alerta
– Quatro ou mais otites (infecções de ouvido) em um ano.
– Duas ou mais sinusites em um ano.
– Dois ou mais meses com antibiótico com pouco efeito.
– Duas ou mais pneumonias em um ano.
– Atraso no crescimento ou no ganho de peso.
– Abcessos de repetição de pele ou órgãos.
– Estomatites de repetição ou sapinho na boca por mais de dois meses.
– Necessidade de antibiótico intravenoso para tratar infecções.
– Duas ou mais infecções graves, incluindo septicemia.
– Histórico de infecções de repetição ou diagnóstico de IDP na família.

*A Fundação Jeffrey Modell é uma organização global sem fins lucrativos, com sede em Nova York, que se dedica a ajudar pessoas com imunodeficiências primárias e seus familiares, com foco no diagnóstico precoce e em tratamentos assertivos. A instituição atua nas áreas de pesquisa, educação, defesa de direitos, apoio a paciente, triagem neonatal e conscientização da sociedade sobre as IDPs.

Com informações do Hospital Pequeno Príncipe