Notícias >

Dia mundial da saúde alerta a população sobre os cuidados com o diabetes

DSC_0014O diabetes já atinge 422 milhões de pessoas no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde. Por conta do alto índice de casos, este Dia Mundial da Saúde – 7 de abril – é dedicado a conscientização da população sobre a doença. Apesar de comum, ela pode levar a complicações graves e debilitantes nos olhos, rins, nervos, circulação e coração. Por isso, é importante diagnosticá-la precocemente, por meio de exames de sangue periódicos.

Com o apoio da Associação Eunice Weaver, o Hospital Pequeno Príncipe lançou um folder de divulgação, com informações sobre o diabetes. “A ideia é alertar a população a respeito de uma doença comum, que pode levar a complicações graves e debilitantes”, explica Rosângela Réa, médica endocrinologista do Hospital Pequeno Príncipe.

A médica apresenta informações importantes sobre a diabetes e dicas para garantir uma vida saudável. Confira:

TIPOS 

Existem dois tipos principais de diabetes: o diabetes tipo 1 é responsável por 10% ou menos dos casos e corresponde ao diabetes dependente de insulina, antes chamado de diabetes juvenil. Pode aparecer em qualquer idade, mas tem picos de instalação na metade da primeira década e na adolescência. A causa é genética (transmitida pelos pais), mas a doença não costuma ser hereditária, ou seja, normalmente aparece ao acaso, sem que os pais apresentem a doença.

Já o diabetes tipo 2 é responsável por 90% dos casos de diabetes e está relacionado à obesidade e ao sedentarismo, sendo comum os pais e/ou os avós apresentarem a doença.

No caso do diabetes tipo 1, o mais importante em termos de conscientização, faz-se necessário o alerta para os sintomas, porque pode haver uma grave descompensação do paciente se o tratamento não for iniciado a tempo. Os sintomas relacionados à elevação da glicose no sangue são a poliúria (urinar muito), polidipsia (muita sede) e polifagia (comer muito). Apesar da fome e ingestão excessivas, os pacientes, geralmente crianças e adolescentes, costumam perder peso. Um alerta especial vem sendo feito a respeito de uma incidência aumentada do diabetes tipo 1 na faixa de 0 a 4 anos, uma fase na qual a criança ainda usa fralda e muitas vezes está sendo amamentada, o que dificulta observar tanto o aumento da sede como da diurese.

Em relação ao diabetes tipo 2, que incide com mais frequência  após os 40 anos, é preciso conscientizar a população sobre o fato de que a doença costuma se manter silenciosa (não causar sintomas) por muitos anos e que as pessoas devem procurar os Serviços de Saúde para fazerem exames de sangue regularmente. A prevenção está relacionada à adoção de bons hábitos de vida.

FATORES DE RISCO 

O aumento de peso nas populações, dietas pouco saudáveis e o sedentarismo parecem ligados diretamente ao aumento no número de casos de diabetes tipo 2 e no seu aparecimento cada vez mais precoce. No caso do diabetes tipo 1, especula-se que o aumento no número de casos também possa estar ligado ao ganho aumentado de peso desde a infância, com ativação do quadro imunológico que leva à destruição das células beta do pâncreas, produtoras de insulina.

PREVINA-SE 

  1. Mantenha seu peso ideal!
  2. Inclua cereais integrais (pão e arroz integral) e uma maior quantidade de verduras e legumes no cardápio.
  3. Substitua doces por frutas e evite fast-food.
  4. Evite o consumo de bebidas açucaradas, inclusive sucos concentrados (de caixa).
  5. Evite bolachas recheadas e prefira óleos vegetais.6. Reduza o consumo de carnes vermelhas e processadas (salsichas, frios e bacon) e consuma mais peixe e carne branca.
  6. Pratique atividades físicas regularmente.
  7. Não se estresse! Durma bem e não fume.