Notícias >

Cultura é levada a alunos de instituições parceiras da AEW-PR

Crédito das fotos: Valterci Santos

Crédito das fotos: Valterci Santos

A Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) acredita que a cultura é um instrumento que contribui para a formação dos cidadãos. Com esse objetivo em foco, tem levado a magia do teatro a alunos de suas instituições parceiras. Somente em 2013 e 2014, diversas peças teatrais foram apresentadas a um público de cerca de 800 crianças, adolescentes, jovens e adultos. Em 2015, o público total já soma 315 estudantes. A programação tem colaborado para a democratização do acesso à cultura e a formação de plateia.

Neste ano, diversas peças já foram apresentadas no teatro da Associação. Foram sessões exclusivas de atrações do II Festival de Teatro Infantil Brinque – Lendas Brasileiras. “Quem tem medo da Cabra Cabriola?” – uma produção de Rosy Greca – foi a mais recente delas e, na semana passada, chamou a atenção de uma plateia formada por 80 alunos da Escola Menino Jesus.

A coordenadora da escola, Maria de Fátima Aurélio, destacou a importância de atividades culturais como essa. “O que os estudantes veem nas apresentações de teatro é importante para a formação deles. Os alunos trazem esses conteúdos para a sala de aula e o professor pode trabalhá-los, além dos valores apresentados nelas, tendo como ponto de partida o que eles viram no teatro”, afirmou.

Sobre a peça
Prima do Bicho Papão e do Homem do Saco, amiga da Cuca, do Boitatá e do Lobisomem, a Cabra Cabriola é celebridade no mundo dos monstros. O musical infantil “Quem tem medo da Cabra Cabriola?” traça um paralelo com a criança contemporânea, que faz dos meios de comunicação um de seus principais instrumentos de conexão com o mundo. Assim, são mostrados de forma lúdica os perigos reais a que os meninos e as meninas estão sujeitos nos dias de hoje.

A peça faz parte do II Festival de Teatro Infantil Brinque – Lendas Brasileiras, uma realização da Montenegro Produções Culturais. O projeto, viabilizado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, visa apresentar ao público personagens do folclore brasileiro e, assim, resgatar o imaginário popular. A Associação Eunice Weaver do Paraná já recebeu em 2015, em sessões gratuitas e exclusivas, as apresentações de “Iara – Uma Lenda Amazônica”, “O Boto: amor de Rosamar”, “Saci Pererê: meu avô já viu Saci” e “Quem tem medo da Cabra Cabriola?”.

  • Crédito das fotos: Valterci Santos