Notícias >

Cuidado integral em hanseníase é tema de novo curso da Universidade Aberta do SUS

Estão abertas as matrículas para o curso sobre cuidado integral em hanseníase. Produzida pela Escola de Governo Fiocruz Brasília, por meio da Secretaria Executiva do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), a capacitação é livre para todos os interessados, gratuita e tem início imediato. As matrículas podem ser realizadas ao clicar neste link até o dia 30 de junho de 2022.

Com a pandemia da COVID-19, a detecção e o tratamento de doenças crônicas como a hanseníase caiu bastante, uma vez que a progressão da enfermidade pode ser lenta, não exigindo urgência e emergência hospitalar. Enquanto em 2019 foram confirmados 27.684 casos novos de hanseníase, em 2020 o número foi de 17.979. Além disso, um adulto não diagnosticado e, consequentemente, não tratado pode acabar contaminando pessoas de sua convivência.

De acordo com o boletim epidemiológico sobre a hanseníase, divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde, esses quase 18 mil casos novos em 2020 representaram 93,6% dos casos novos notificados nas Américas naquele ano. Com isso, o Brasil, a Índia e a Indonésia seguem responsáveis por 74% dos 127.396 casos novos da doença notificados no mundo.

Segundo a coordenadora-geral de Vigilância das Doenças em Eliminação do Ministério da Saúde (CGDE/DCCI/SVS/MS), Carmelita Ribeiro Filha, mais de 70% das pessoas acometidas por hanseníase no Brasil recebem seus cuidados na atenção primária. Diante desse cenário, o curso vem para qualificar os profissionais de saúde no atendimento às pessoas com a doença e, para isso, dispõe de matérias que vão desde o diagnóstico, com destaque para o tratamento oportuno da enfermidade, até a prevenção e o tratamento das incapacidades físicas.​

Além disso, a qualificação faz parte de um programa de formação modular que conta com outros dois cursos, que podem ser realizados e certificados de forma independente ou pela realização do programa como um todo (clique aqui e saiba mais na matéria “Hanseníase é tema de novo programa de formação modular oferecido pelo UNA-SUS”). Tais módulos abordam a redução do estigma e da discriminação no processo de trabalho e a gestão do programa de hanseníase do Ministério da Saúde, considerando os marcos legais, o contexto epidemiológico e as estratégias necessárias para o controle da enfermidade no Brasil.

“Esse programa é um investimento para o fortalecimento da atenção primária à saúde como principal porta de entrada no Sistema Único de Saúde e aos seus profissionais, para que, com suas habilidades e competências qualificadas e ampliadas, possam promover o cuidado integral e longitudinal da pessoa acometida pela hanseníase e de sua família”, destaca Carmelita.

A seguir, confira informações sobre os três módulos do programa de formação modular Hanseníase na Atenção Primária à Saúde e os respectivos links de matrícula.

O cuidado integral em hanseníase
– Esta oferta educacional aborda desde o diagnóstico, com destaque para o tratamento oportuno da doença, até a prevenção e o tratamento das incapacidades físicas.​
– Carga horária: 40 horas
Clique aqui para se matricular e acessar o curso.

Inclusão social por meio do enfrentamento do estigma e da discriminação
– A oferta incentiva o pensamento crítico-reflexivo sobre o processo de cuidado em hanseníase, tendo em mente o enfrentamento do estigma e da discriminação nos cenários de práticas da Atenção Primária à Saúde (APS), para promover a construção da autonomia das pessoas afetadas pela doença.
– Carga horária: 10 horas
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

O programa de hanseníase nas políticas públicas de saúde no Brasil
– Este curso traz informações sobre a gestão do programa de hanseníase do Ministério da Saúde, considerando os marcos legais, o contexto epidemiológico e as medidas para o controle da doença no Brasil.
– Carga horária: 10 horas
Clique aqui para se matricular e acessar o curso.

Fonte: Sistema UNA-SUS