Notícias >

Conselho Nacional de Saúde vai reunir ativistas para debater Políticas para Mulheres no SUS

Conselheiras nacionais, estaduais e municipais de saúde, lideranças de movimentos sociais que representam a diversidade das mulheres, trabalhadoras da saúde e gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS) vão se reunir em atividade virtual lançada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). O 3º Seminário Nacional de Saúde das Mulheres e Etapas Regionais terá abertura no dia 24 de setembro, às 19h30, e será aberto ao público. A iniciativa é da Comissão Intersetorial de Saúde das Mulheres, do CNS.

O principal objetivo é debater a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres com avaliação da implementação das propostas aprovadas na 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres (CNSMu), após quatro anos de sua realização, e fomentar a formação das Comissões Intersetoriais de Saúde das Mulheres (Cismu) nos conselhos municipais e estaduais de saúde. As participantes serão convidadas a partir de indicação dos conselhos estaduais de saúde.

No seminário será apresentado um relatório final construído a partir de um ciclo de debates preparatórios. O evento é considerado uma etapa preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que está programada para 2023. O encerramento também será aberto ao público e ocorrerá no dia 25 de novembro, das 19h30 às 21h, via redes sociais do Conselho Nacional de Saúde.

Etapas regionais preparatórias
Após o dia 24 de setembro, o CNS também realizará encontros regionais fechados, para convidadas, durante o mês de outubro. Na região Centro-Oeste, o encontro será nos dias 1º (das 19h30 às 21h) e 2 (das 10h às 17h30). No Norte, o encontro será nos dias 8 (das 19h30 às 21h) e 9 (das 10h às 17h30). Já no Nordeste, será nos dias 15 (das 19h30 às 21h) e 16 (das 10h às 17h30). E no Sul e Sudeste, será nos dias 22 (das 19h30 às 21h) e 23 (das 10h às 17h30).

Quem pode participar?
Para as atividades fechadas, estão sendo convocadas representantes das comissões intersetoriais de saúde das mulheres do Conselho Nacional de Saúde e também dos conselhos estaduais e municipais; representantes de conselhos estaduais de direitos das mulheres; conselheiros titulares do CNS; coordenadores de comissões intersetoriais do Conselho Nacional; presidentes dos conselhos estaduais de saúde; e representantes mulheres de conselhos estaduais onde não há Cismu.

Serão convidadas também representantes de entidades do CNS, em especial, as que participaram da 2ª CNSMu; representantes de movimentos sociais, como feministas, mulheres negras e quilombolas, mulheres lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais; representantes do campo, floresta e águas; indígenas; mulheres em situação de rua, com deficiência, vivendo com HIV e Aids, e com hanseníase; sindicalistas; e gestoras de saúde e dos direitos das mulheres, por exemplo.

A programação completa será divulgada em breve.


Fonte:
Conselho Nacional de Saúde