Notícias >

Conheça a iniciativa sobre hanseníase premiada pelo Ministério da Saúde

Na última semana, o Ministério da Saúde premiou iniciativas inovadoras que promovem atendimento humanizado no Sistema Único de Saúde (SUS). Uma delas – colocada em prática em Brasília, no Distrito Federal – é relacionada à hanseníase e tem focado no tratamento da doença, no autocuidado e na prevenção de incapacidades.

As atividades ocorrem na Unidade Mista de Saúde da Asa Sul, um espaço especializado em hanseníase, tuberculose, DST/HIV/aids e diabetes com complicação. Lá, uma equipe multidisciplinar oferece tratamento humanizado para pacientes, que, em muitos casos, têm sequelas.

Casos de mãos em garra e pés caídos são comuns. Segundo os profissionais da Unidade, há uma incidência alta de pacientes que apresentam sequelas em função da lesão nos nervos. No tratamento, cada pessoa com a doença é vista como um todo, e a equipe ressalta que não somente o remédio é importante.

Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e demais colaboradores do local lembrar que cada indivíduo precisa se olhar e cuidar. E essas orientações são repassadas aos pacientes com muito carinho, como as próprias pessoas que buscam o local fazem questão de dizer.

Carinho que é associado à discussão de casos e à busca pelo diagnóstico diferencial, tudo conduzido pela experiente equipe multidisciplinar. Esse importante trabalho é contado no documentário “Cura e carinho”, produzido como reconhecimento do governo federal aos bons resultados alcançados pela iniciativa.

Clique aqui e confira o vídeo na íntegra.