Notícias >

Congresso Nacional: senador cobra políticas públicas em apoio às pessoas com hanseníase

Ações do Senado Federal voltadas à hanseníase (Janeiro Roxo)

Crédito da foto: Rodrigo Viana/Senado Federal

Recentemente – durante o mês de janeiro –, o Congresso Nacional, em Brasília, no Distrito Federal, foi iluminado de roxo em apoio à campanha Janeiro Roxo, de conscientização e alerta para o combate à hanseníase. A doença é infectocontagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium leprae e afeta os nervos e a pele.

A solicitação para a iluminação especial foi feita pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES) e integra ações para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento oportuno da hanseníase. A iniciativa também tem como objetivo informar sobre as opções terapêuticas disponíveis, já que a doença tem cura e o tratamento é fornecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Brasil ocupa o segundo lugar entre os países com maior número de casos de hanseníase no mundo, ficando atrás, apenas, da Índia. Para o senador, a iluminação especial é uma iniciativa simbólica, mas precisa ser acompanhada de políticas públicas e ações de apoio às pessoas que têm a doença.

“Solicitei à mesa diretora do Senado a iluminação do prédio do Congresso Nacional, para conscientizar a população sobre a hanseníase. É papel dos parlamentares ajudar no esclarecimento e no alerta a respeito das doenças que afetam a saúde dos brasileiros. Esse gesto simbólico da iluminação tem que ser acompanhado por serviços públicos ininterruptos e gratuitos de tratamento da doença”, destacou Contarato.

A campanha de conscientização foi organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e o Congresso Nacional ficou iluminado de roxo até o dia 31 de janeiro. De acordo com o Boletim Epidemiológico de Hanseníase 2022, do Ministério da Saúde, entre os anos de 2016 e 2020, foram diagnosticados no Brasil cerca de 155 mil casos novos da doença.

Fonte: Senado Federal