Notícias >

Congresso debate a situação da hanseníase no Brasil

Situação da hanseníase no Brasil, prevenção de incapacidades e reabilitação, epidemiologia e controle da doença, diagnóstico laboratorial, tratamento da enfermidade. Esses são alguns dos temas que serão abordados durante o 14º Congresso Brasileiro de Hansenologia, que será realizado de 8 a 11 de novembro, em Belém, no Pará.

As atividades começam no dia 8, quando serão realizados cursos pré-congresso, como o teórico-prático de ultrassom de nervos periféricos, o sobre úlcera e cicatrização, e o de órtese e prótese. Também está agendado um curso de capacitação para agentes comunitários de saúde.

Para o dia 9 estão previstas, além da abertura oficial, reuniões e avaliações orais com foco em epidemiologia, controle, prevenção de incapacidades e reabilitação. Já no dia 10, haverá uma mesa redonda sobre a situação da hanseníase no Brasil, além dos avanços no diagnóstico laboratorial da doença, entre outros temas.

No dia 11, os trabalhos abordarão a necessidade de novos esquemas ou novas drogas para o tratamento da hanseníase e os avanços na imunoprofilaxia da enfermidade, por exemplo. Também haverá a apresentação e a premiação de trabalhos científicos, além da cerimônia de encerramento.

Clique aqui para saber mais detalhes sobre a programação do congresso, que é uma realização da Sociedade Brasileira de Hansenologia.