Notícias >

Colaboradores da ExxonMobil participam de ações ambientais na AEW-PR

Por meio do Centro de Ação Voluntária, a Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) recebeu voluntários da ExxonMobil interessados em contribuir com atividades ambientais. O trabalho, que tinha o objetivo de auxiliar projetos do Programa de Sustentabilidade Ambiental, uma iniciativa conjunta com o Complexo Pequeno Príncipe, parceiro da instituição, foi realizado na manhã do último sábado, dia 24, e contou com a presença de aproximadamente 50 participantes, incluindo colaboradores e seus familiares.

Após uma breve apresentação sobre o programa, os voluntários realizaram atividades que apoiam as linhas de ação sobre biodiversidade e educação ambiental. Inicialmente, eles plantaram cerca de 150 mudas árvores nativas, de mais de 30 espécies, e realizaram a reintrodução de uma espécie de orquídea, visando o enriquecimento biológico da área, um dos objetivos do projeto Nativos. Após a pausa para o lanche, os participantes retomaram as atividades com a limpeza de canteiros, semeadura de espécies nativas, preenchimento de terra em vasos para doação, coleta de folhas e preparo de novos canteiros. Estas são atividades de rotina do projeto Farmácia Viva, cujo objetivo é promover o conhecimento sobre a diversidade de plantas com propriedades medicinais e nutricionais.

Para o coordenador do Programa e da ação, o biólogo André Xavier de Lima, essa iniciativa contribui para o aumento da diversidade ambiental na área da AEW-PR e também para a manutenção ou preparo das atividades dos projetos ambientais. “Por um lado, com a ajuda dos voluntários, em uma manhã conseguimos realizar o que seria feito em aproximadamente 20 dias. Por outro lado, e ainda mais importante, acreditamos que cada participante tenha sido sensibilizado a respeito das causas ambientais que apoiamos”, enfatizou.

Ações que fazem bem para o coração
De acordo com a líder do Volunteer Involvement Program (VIP) da ExxonMobil, Selma Cauca, a ação marcou o Dia Internacional do Voluntário, celebrado em 5 de dezembro. “Ao longo do ano, realizamos diversas atividades voluntárias e uma especialmente para marcar essa data e fechar o ano. Escolhemos a área ambiental por não termos tratado desse tema em 2018 e por conta da nossa parceria com o Pequeno Príncipe”, destacou.

Para a voluntária Victória Valiente, que atua há 14 anos como assistente na ExxonMobil, atividades como essa proporcionam um momento de integração entre colegas e familiares, unindo a solidariedade. “É importante lembrarmos que não vivemos só para a gente, mas para a comunidade. A árvore não dá o fruto só para ela, por isso é importante fazer algo bom assim”, finalizou.