Notícias >

Campanha nacional de combate à hanseníase começa nesta segunda-feira, dia 22

hanseniase_interiorComeça nesta segunda-feira, dia 22, a Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose 2016, promovida pelo Ministério da Saúde. A semana de mobilização será realizada até sexta-feira, dia 26, e a ação segue até dezembro em escolas de 2.216 municípios prioritários das 27 unidades federativas. O objetivo da iniciativa é proteger as crianças dessas doenças.

Durante a campanha, os alunos serão avaliados para identificação de casos suspeitos de hanseníase. Para isso, cada estudante receberá uma ficha de autoimagem, na qual deverá responder se tem alguma mancha na pele e, em caso positivo, se é de nascença, se coça, se dói, se é dormente e se alguém na família tem ou teve hanseníase. A partir dessas respostas, meninos e meninas com sinais e sintomas característicos da enfermidade serão selecionados e, posteriormente, encaminhados a unidades de saúde para avaliação médica e realização de exames.

Além da observação de possíveis casos de hanseníase, os alunos serão medicados contra os vermes, para melhorar seu desenvolvimento físico e mental. Também serão examinados para o tracoma e, se necessário, tratados – quando não tratada, essa doença pode levar à cegueira. E mais: serão examinados para esquistossomose em alguns locais com risco de transmissão da enfermidade.

Divulgação da campanha
Para divulgar e reforçar a importância da Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose 2016, o Ministério da Saúde preparou diversos materiais. Cartaz, informativo aos pais e fôlder são algumas das peças que serão utilizadas durante a ação. Todos os materiais podem ser consultados ao clicar aqui. É possível visualizá-los e, também, fazer o download de cada peça.

Com informações do Ministério da Saúde