Notícias >

Campanha de diagnóstico da hanseníase é destacada pela OMS

O programa brasileiro de combate a doenças em eliminação do Ministério da Saúde foi elogiado recentemente pela diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan (clique aqui e confira a matéria). Uma das ações reconhecidas na ocasião foi a campanha para diagnóstico dos casos suspeitos de hanseníase realizada em escolas brasileiras no último ano.

Além de detectar a hanseníase entre menores de 15 anos, público-alvo da iniciativa, o Ministério da Saúde ofereceu pela primeira vez tratamento coletivo com vermífugo em 852 municípios considerados prioritários. Aproximadamente 3,8 milhões de alunos foram submetidos ao exame inicial e 234 mil foram encaminhados para avaliação nas unidades de saúde, sendo confirmados para a doença cerca de 300. Uma nova campanha nas escolas será realizada pelo Ministério da Saúde, ainda em 2014, com o acréscimo de mais 150 municípios.

“A campanha é de fundamental importância para conscientizar a população sobre a existência da doença e a respeito da disponibilidade do tratamento ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com a divulgação, conseguimos descobrir focos de transmissão não identificados anteriormente. Nesses locais onde existem crianças com hanseníase, geralmente também existem adultos com a doença que não iniciaram o tratamento”, garante o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa.

Campanha para população e profissionais da saúde
Em janeiro de 2014, o ministério lançou uma ação educativa dirigida à população e aos profissionais de saúde para o combate à hanseníase. Com slogan “Hanseníase tem cura”, a iniciativa orienta os profissionais de saúde a identificar os sinais e sintomas da enfermidade, visando o diagnóstico precoce.

A ação está acontecendo durante todo o ano de 2014 nas capitais e nas cidades com mais de 100 mil habitantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além da Baixada Fluminense (RJ), das regiões metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte (MG) e do norte de Minas Gerais. Essas áreas são consideradas, pelo Ministério da Saúde, prioritárias para combate à doença por concentrarem a maioria dos casos.

Sobre o programa de eliminação de doenças negligenciadas
Criado em 2012, o programa brasileiro (Plano Integrado de Ações Estratégicas de Eliminação da Hanseníase, Filariose, Esquistossomose e Oncocercose como Problema de Saúde Pública, Tracoma como Causa de Cegueira e Controle das Geohelmintíases) tem como objetivo o desenvolvimento e implantação de políticas públicas para redução da carga de doenças em eliminação.

A intenção é que, em conjunto com estados e municípios, sejam desenvolvidos planos locais de eliminação dessas enfermidades em todo o território brasileiro, promovendo ações de saúde pública e de inclusão social, em coerência com os princípios do SUS.

Fonte: Portal Brasil