Notícias >

Brasil assina adesão ao “Apelo Global contra a Hanseníase”

Ministra Maria do Rosário

Ministra Maria do Rosário

O Brasil aderiu recentemente ao “Apelo Global contra a Hanseníase”. O documento foi assinado em dezembro de 2013, em Brasília, pela ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

A adesão do Brasil ao movimento, que manifesta o compromisso de luta contra a discriminação global das pessoas atingidas pela hanseníase, é um marco no engajamento do país no controle da doença e na eliminação do estigma que ainda é associado a ela.

Na ocasião, a ministra defendeu que é necessário controlar a hanseníase, enfrentar os preconceitos às pessoas que tenham sido atingidas e continuar a agenda de reparação e reconhecimento às ações discriminatórias cometidas no passado.

Maria do Rosário reafirmou, ainda, os compromissos do governo brasileiro com a reparação de pessoas que sofreram pelo isolamento nas colônias e aos filhos que foram separados de seus pais. Ela assegurou também que a programação do “Apelo Global 2014” – que será lançado oficialmente no fim de janeiro em Jacarta, na Indonésia – estará no rol das ações da Secretaria de Direitos Humanos.

Presenças
A cerimônia contou com a presença do coordenador nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Artur Custódio, e do embaixador das Nações Unidas para a Eliminação da Hanseníase, Yohei Sasakawa.

Visita
Durante a passagem pelo Brasil, Sasakawa visitou no Pará locais que atendem a pacientes que têm a enfermidade. A unidade especializada e o abrigo pelos quais Sasakawa passou ficam em Marituba, cidade localizada na região metropolitana de Belém.

Com informações da Agência Brasil, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e da Agência Pará de Notícias