Notícias >

AEW-PR e Fundação Cultural de Curitiba realizam exibição do documentário “Santa Teresa”

Em parceira com a Fundação Cultural de Curitiba, a Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) realizou uma sessão do documentário “Santa Teresa”, do cineasta Eduardo Baggio, no Cine Guarani, localizado no Centro Cultural Portão, durante a tarde de sexta-feira, 21. O evento foi realizado como uma ação do 13º Congresso Brasileiro de Hansenologia e reuniu principalmente profissionais da área da saúde.

O documentário é parte do trabalho do doutorado do diretor em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo e fala sobre o hoje Hospital Santa Teresa, localizado em São Pedro de Alcântara (Santa Catarina), que foi uma colônia de tratamento para portadores de hanseníase. Por meio de relatos de pacientes e funcionários, junto com imagens de arquivo, o diretor constrói um retrato de como era a vida para os portadores de hanseníase que viviam em isolamento na Colônia Santa Teresa. Além da questão do isolamento social, o documentário retrata questões como o preconceito sofrido pelos pacientes de uma forma delicada e respeitosa.

Thelma Alves de Oliveira, representante da AEW-PR, acredita que a principal importância do evento está em trazer conhecimento e consciência sobre a doença e desta forma reduzir o preconceito contra portadores de hanseníase. “Temos que dar voz para quem não tem voz e lembrar a história para não repeti-la”, afirma.

cine_guarani_24_11_2014 (9)