A Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) acredita que a cultura é um poderoso instrumento de formação dos cidadãos. Por isso, apoia as manifestações culturais e recebe em sua sede sessões exclusivas de música e teatro, com o objetivo de contribuir para a democratização do acesso à cultura. Para 2018, estão programadas diversas apresentações culturais que prometem encantar o público presente.
No primeiro semestre, ao ritmo de fandango e viola caipira, Pinóquio, Geppetto, o Grilo Falante e a Fada Azul subiram ao palco da AEW-PR na peça “Pinóquio”, que fez parte da segunda edição do Festival de Teatro Infantil “Era uma Vez… Eram Duas…Eram Três…”, realizado pela Montenegro Produções Culturais e pelo Ministério da Cultura, via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. As peripécias do famoso boneco de madeira, cujo nariz cresce quando ele mente, ganharam uma versão abrasileirada feita pela Cia do Abração, que foi apresentada aos alunos da Escola Menino Jesus, instituição parceira da Associação.
Outra peça que teve os estudantes da escola na plateia foi “A Bela e a Fera”, em uma releitura do clássico também feita pela Cia do Abração, que o adaptou ao contexto brasileiro dos bailes de carnaval. A história foi narrada por um bloco carnavalesco – com samba, frevo e marchinhas, por exemplo – e se utilizou de alegorias do carnaval, como fantasias, máscaras e instrumentos musicais da bateria de uma escola de samba, que foram utilizados ao vivo pelos atores.
Música
Já no segundo semestre, uma sessão exclusiva de música também ganhou espaço na programação da Associação Eunice Weaver do Paraná: foi a do violeiro Emiliano Pereira e banda, que mesclou as principais influências do artista, como a música caipira e a world music. O espetáculo, que contou ainda com a participação do músico Rogério Gulin, faz parte do projeto cultural “Ad Cordis: Ritmos do Coração”, viabilizado pela Lei Rouanet.
Na plateia estavam pacientes e familiares atendidos por meio do Integra, uma iniciativa do Hospital Pequeno Príncipe. O projeto é colocado em prática com recursos provenientes do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS) e tem parte das suas atividades realizadas na estrutura física da AEW-PR. Para saber mais sobre essa apresentação, que encantou a plateia, clique aqui.
Próximas apresentações
Mais atrações culturais estão previstas para o segundo semestre. Uma apresentação do projeto “Ad Cordis: Ritmos do Coração” ocorrerá na Associação já na próxima quarta-feira, dia 15. Outros shows musicais serão promovidos em setembro e novembro. Além disso, será realizada em outubro uma sessão exclusiva de teatro do projeto “Cirandas Brasileiras”, viabilizado pela Lei Rouanet. A peça terá como base expressões artísticas tradicionais do Brasil, como o fandango, a congada, o reisado, o cacuriá, as cirandas e os bumba bois, por exemplo.