Notícias >

AEW-PR é representada na celebração do Dia Estadual para Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase

A Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) foi representada no evento de celebração do Dia Estadual para Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em 26 de maio. A data foi lembrada com a abertura da exposição “Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná – 90 anos”, na própria instituição, localizada em Piraquara.

A mostra reúne fotos, documentos, objetos de uso pessoal e equipamentos médicos, que, juntos, contam parte da história do Hospital e dos trabalhos realizados pelo Estado para o combate à hanseníase. Construído para ser modelo no tratamento da doença, tornou-se cenário de reclusão de pessoas acometidas com a enfermidade, na época do isolamento compulsório estabelecido pelo governo federal.

Atualmente, a instituição trata casos de hanseníase e outras enfermidades de pele, como psoríase e dermatoses, além de receber pacientes para tratamentos de curta duração e não mais para reclusão.

Distribuição de livros
No evento, a representante da AEW-PR, Francielli Piva Maciel, distribuiu exemplares do livro “Hanseníase: a luta contra uma doença há muito esquecida – Um diário da Berlim contemporânea”, de Evelyne Leandro. Com a edição em português editada pela Associação, a obra conta a batalha da autora contra a enfermidade diagnosticada na Alemanha e sua trajetória de descoberta, tratamento e cura da hanseníase.