Notícias >

Associação apoia ação de conscientização sobre as cardiopatias congênitas

Você sabia que a cada ano 28 mil bebês nascem no Brasil com alguma cardiopatia congênita? Essas doenças são caracterizadas pela má-formação na estrutura ou na função do coração, e muitos meninos e meninas acometidos por elas morrem nos primeiros dias de vida sem ter a sua enfermidade diagnosticada.

Nesta segunda-feira, 12 de junho, é lembrado o Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita. E mais uma vez, a Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) apoia a ação do Hospital Pequeno Príncipe em informar a população sobre essas doenças. Neste ano, o foco é para a importância do acompanhamento pré-natal e do diagnóstico precoce.

Alguns exames contribuem para que as cardiopatias congênitas sejam detectadas. Um deles é o ecocardiograma fetal, realizado ainda na gestação. Outro é o Teste do Coraçãozinho, feito ainda na maternidade, entre 24 e 48 horas após o nascimento. São procedimentos que auxiliam no planejamento do parto e no tratamento assim que o bebê nasce.

“As doenças congênitas são a segunda causa de mortalidade entre crianças, e de todas as anomalias desse tipo, 50% delas são cardiopatias congênitas, que não têm causas conhecidas. Se essas enfermidades forem tratadas e for dada qualidade de vida no dia a dia do pequeno paciente, ele terá uma vida normal”, afirma o cardiologista pediátrico do Pequeno Príncipe, Nelson Miyague.

 


Com informações do Hospital Pequeno Príncipe