Notícias >

AEW-PR recebe última apresentação do ano de lendas brasileiras

Crédito das fotos: Valterci Santos

Crédito das fotos: Valterci Santos

A Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) recebeu mais uma vez uma peça de teatro em uma sessão exclusiva e gratuita. Na última sexta-feira, dia 18, a lenda amazônica do Curupira foi mostrada a 80 alunos da Escola Menino Jesus, instituição de educação especial parceira da Associação.

Essa foi a última apresentação de teatro do ano realizada na AEW-PR. Ao todo, foram seis lendas brasileiras encenadas, o que proporcionou momentos muito especiais aos estudantes. “É uma chance ímpar que eles têm de participar de uma ação como essa, além de conhecerem toda a condição folclórica que nós temos”, ressaltou o vice-diretor da escola, Odair Antônio Fernandes. “A atividade é mais uma forma de trabalharmos com a inclusão dos alunos”, completou.

O musical “Curupira” – uma produção da Mataveri Produções Culturais e Cia Pé no Palco – faz parte da segunda edição do Brinque – Festival de Teatro Infantil, uma realização da Montenegro Produções Culturais viabilizada pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. As apresentações ocorreram durante seis meses no Teatro Bom Jesus e a iniciativa contou, ainda, com as sessões na AEW-PR e contações de histórias no Hospital Pequeno Príncipe.

Sobre a lenda do Curupira
A lenda do Curupira aborda a relação dos índios brasileiros com a natureza, marcada pelo respeito à vida. Segundo a história, o homem que derruba árvores para construir sua casa e seus utensílios, entre outras tarefas, tem a proteção do Curupira – que, de acordo com o que dizem, tem o dom de ficar invisível. Mas os que derrubam a mata sem necessidade e que caçam indiscriminadamente têm no menino ruivo habitante das florestas – e protetor de sua fauna e flora – um terrível inimigo e caem nas suas armadilhas.

  • Crédito das fotos: Valterci Santos