Notícias >

AEW-PR recebe apresentação exclusiva de mais uma peça teatral

Crédito das fotos: Valterci Santos

Crédito das fotos: Valterci Santos

A Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) tem contribuído para a democratização da cultura, ao estimular as produções teatrais e musicais realizadas no Paraná. Neste ano, tem recebido sessões exclusivas das peças do Festival de Teatro Infantil Brinque – Lendas Brasileiras, com uma programação que irá até outubro. Em junho, foi a vez da apresentação do “Saci Pererê”, que atraiu a atenção de uma plateia formada por 75 alunos da Escola Menino Jesus, instituição parceira da Associação.

A professora Janete Glowacki Zuge, que acompanhou os estudantes, fez uma avaliação positiva da ação cultural. “Os nossos alunos são bastante carentes e saem pouco de casa. Então, essa experiência é aceita com a maior satisfação. Eles amam vir para cá. Nós colocamos o aviso em um mural, com a programação da saída, e eles já vão se preparando com antecedência”, contou. “É uma experiência de vida. Os alunos ficam esperando o momento de sair de casa e tomar conhecimento dessa cultura”, completou.

Sobre a peça
A adaptação da lenda – assinada por Rosy Greca Produções e que tem como título “Meu vô já viu saci” – ganhou uma linguagem multiartística, com música, dança e teatro. Isso aliado a muita aventura, suspense e diversão. Na história, Rosa e seu cavalinho de pelúcia, Tonton, estão passando férias na fazenda do avô da menina e vivendo dias de muitas brincadeiras. Ele adverte a neta de que ela não deve largar os brinquedos por aí, pois o Saci Pererê pode escondê-los. A menina não acredita e, de repente, Tonton realmente some. Isso leva Rosa a uma incrível aventura, onde aprenderá tudo sobre a lenda do Saci enquanto busca o seu brinquedo favorito.

Sobre o Brinque
O festival Brinque é uma realização da Montenegro Produções Culturais via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O projeto visa apresentar ao público personagens do folclore brasileiro e, assim, resgatar o imaginário popular. A iniciativa conta com os seguintes patrocinadores: UEG Araucária; Nórdica Veículos; Rocha Terminais Portuários; Expresso Jundiaí; Komatsu; Ciapetro; Franklin Eletric; TratorNew; Methal Company; Cesbe AS Engenharia; Furukawa; Agrícola Horizonte; Perkons; Deycon; Madal Palfinger; Engepeças; Florença Caminhões; Delta Cable; Balaroti; Slaviero Hotéis; Sebba Madeiras; Mag Paraná; Gran Sappore; Fiorelo Pegoraro; Tecnologia em Cabos de Aço Brascabo Ltda.; Brasil Telecom; Boulos; e TratorMix.

  • Crédito das fotos: Valterci Santos