Notícias >

AEW-PR recebe apresentação cultural do projeto “Mais Música no Pequeno Príncipe”

Crédito das fotos: Aleksander Schoeffel

A Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) recebeu, em dezembro, uma apresentação cultural muito especial: a do projeto Mais Música no Pequeno Príncipe, com a participação do grupo Jamaican Classics Quartet. Essa foi a primeira apresentação realizada na instituição desde a suspensão das atividades culturais presenciais em decorrência da pandemia do coronavírus (COVID-19). Durante o show, foram mantidos todos os cuidados que o momento de saúde ainda exige.

A apresentação ocorreu durante a festa de fim de ano de um projeto que oferece atendimento a crianças e adolescentes com transtorno ou deficiência mental, intelectual, múltipla e de autismo. A iniciativa ligada à saúde é promovida pelo Hospital Pequeno Príncipe e tem parte das suas atividades realizada na sede da AEW-PR. Também foi a última apresentação do projeto cultural.

Com um clima bastante divertido, o acontecimento reuniu mais de 60 pacientes, seus familiares e a equipe do Pequeno Príncipe ligada ao projeto de saúde. “Foram momentos maravilhosos, e as crianças ficaram fascinadas. A banda trouxe a música para elas, adaptando o som às suas sensibilidades, proporcionando momentos de alegria e integração. Foi uma tarde especial, ensolarada e vibrante pelo esplendor da música e da alegria das crianças. Nós agradecemos imensamente”, destacou a médica Maria Carolina Oliveira Serafim, coordenadora-técnica da iniciativa, que busca promover o acesso desses pacientes ao diagnóstico diferencial e ao tratamento interdisciplinar.

“Eu acho que a música vem ao encontro da nossa proposta cultural, que é inserir as crianças em outros meios que não somente o terapêutico, não somente os ambientes clínico, médico e hospitalar. Quando a gente tem uma festa – que é o nosso evento social – e a música está presente nessa proposta, nós acreditamos que tanto os pacientes quanto os seus familiares se beneficiam desse momento de lazer, desse momento cultural”, observou a terapeuta do projeto, Daniele Guerra.

Para os músicos do grupo Jamaican Classics Quartet – que embalaram a festa ao som de guitarra, baixo, bateria e teclado –, também foram momentos muito especiais. “Para nós, participar do projeto Mais Música no Pequeno Príncipe foi simplesmente fascinante. Foi gratificante compartilhar a música com aquelas crianças e, ao ver as suas reações, poder ter ainda mais certeza da importância da arte na vida das pessoas. Ao final da nossa apresentação, já estávamos tomados pela alegria e satisfação de poder participar, mais uma vez, desse belíssimo projeto”, finalizou o guitarrista Eduardo Ansay.

Saiba mais sobre o projeto
Por meio do projeto Mais Música no Pequeno Príncipe, foram levadas ao Hospital Pequeno Príncipe – instituição beneficiada pela iniciativa – 18 apresentações de música instrumental. Também foram produzidos vídeos sobre os instrumentos musicais, que foram publicados no canal do projeto no YouTube (clique aqui para acessar), e distribuídos 1,5 mil exemplares de uma cartilha com conteúdo relacionado ao projeto.

Mais Música no Pequeno Príncipe contou com o patrocínio das seguintes empresas: BHS Corrugated; Camagril; Grupo TBE; Cimento Itambé; Caminhos do Paraná; Nipponflex; Fancar; Fermac; Megamix; Alcast; ZM; Irmãos Hort; Andorinha Hiper Center; e Boulos.

Com informações do Hospital Pequeno Príncipe