Notícias >

Associação Eunice Weaver do Paraná apresenta balanço de atividades

Um balanço das atividades desenvolvidas pela Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) no período de 2012 a 2016 foi apresentado na última semana durante reunião com ex-diretores da instituição. Também foi detalhado o cronograma do projeto do Campus Integrado em Saúde Pequeno Príncipe-Juril Carnasciali, que irá abrigar, entre outras estruturas, um hospital de alta complexidade, com posicionamento estratégico ao lado do Aeroporto de Bacacheri, e as sedes da Associação, da Faculdades Pequeno Príncipe e do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

Durante o encontro, os representantes da parceria entre a AEW-PR e o Complexo Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro e José Álvaro da Silva Carneiro, detalharam os projetos desenvolvidos pela Associação e suas instituições parceiras. Entre eles, estão ações voltadas à cultura, voluntariado, meio ambiente e assistência à saúde.

A Associação também desenvolve atividades científicas e oferece apoio ao desenvolvimento de pesquisas. Uma das ações promovidas foi o Seminário Internacional de Doenças Infecciosas – Hanseníase, realizado em outubro de 2013 e que reuniu 150 pessoas, entre pesquisadores, estudantes e representantes das secretarias municipal e estadual de Saúde. O evento contou com a presença do especialista no tema, o francês Alexandre Alcaïs, diretor de pesquisa do Laboratório de Genética Humana em Doenças Infecciosas, da Faculdade Paris Descartes e Instituto de Doenças Genéticas (IMAGINE).

Além disso, a AEW-PR tem incentivado a produção literária. Em 2014, foi lançado o livro “Fortalecendo a atuação democrática de comunidades”, de David Mathews. Adaptação de uma publicação anterior do mesmo autor, sua primeira edição no Brasil foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Associação, o Complexo Pequeno Príncipe e o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco). Já em abril de 2017, foi lançada a obra “Hanseníase: a luta contra uma doença há muito esquecida – Um diário da Berlim contemporânea”, de Evelyne Leandro, também viabilizada pela instituição.

Apoio jurídico e fortalecimento de vínculo
Foram destacados na reunião os trabalhos feitos junto aos filhos de pessoas com hanseníase que foram separados de seus pais e viveram no Educandário Curitiba (que funcionava no terreno da AEW-PR), durante a época do isolamento compulsório estabelecido pelo governo federal. Em paralelo ao apoio jurídico ofertado aos ex-moradores do local, são realizados encontros anuais com o objetivo de fortalecer o vínculo entre as pessoas e resgatar histórias da época em que eram internos. “Todos têm muito carinho pela instituição e há muitos laços entre eles. São uma família”, afirmou Ety.

Campus Integrado
Outro ponto importante tratado no encontro foi o cronograma do projeto do Campus Integrado em Saúde Pequeno Príncipe-Juril Carnasciali. A expectativa é de que a licença prévia seja obtida até outubro deste ano e que a licença de instalação para a primeira fase – que envolve terraplanagem, arruamento, drenagem, um hospital pediátrico de pequeno porte complementar ao atual Pequeno Príncipe, o prédio dos escoteiros, a portaria e um jardim botânico de plantas medicinais – seja alcançada em dezembro de 2017. Cumpridos esses prazos, as obras da primeira fase devem ser iniciadas em janeiro de 2018 e seguirão até junho de 2019.

Para a implantação dessa primeira fase, serão utilizados recursos próprios e verbas que deverão ser captadas junto à prefeitura de Curitiba, ao governo do Paraná, ao governo federal e à iniciativa privada. “Temos dinheiro em caixa e contamos, agora, com apoio da comunidade para a obra deslanchar”, disse Ety. “O campus será um marco no Paraná e no Brasil”, completou José Álvaro.

“Estamos muito satisfeitos em saber de todos os estudos e cuidados com esse projeto, pois será um local de ensino e de multiplicação do conhecimento. Entregamos o espaço para as pessoas certas. Será sucesso no Brasil”, ressaltou o presidente benemérito da Associação Eunice Weaver do Paraná, Rubens Pinho. “Minha mãe pensava grande e sempre quis fazer algo grandioso no local. Tenho certeza de que de onde ela está, está feliz”, finalizou Julieta Carnasciali Miró, filha da presidente de honra da AEW-PR, Juril de Plácido e Silva Carnasciali (in memorian).

Presenças
Participaram da reunião Ety Cristina Forte Carneiro; José Álvaro da Silva Carneiro; Julieta Carnasciali Miró; Rubens Pinho; a arquiteta do Pequeno Príncipe, Juliana Montoya; e os seguintes ex-diretores da Associação: Isolde Elly Soncin, José Maria Gandolfi, Gilberto Guimarães Monastier, Sergio José Ferreira de Souza, Antonio Luiz Teixeira de Freitas e Ney Fernando Camargo Faria.