Notícias >

AEW-PR apoia ações do Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita

Nesta sexta-feira, dia 12, é lembrado o Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita, doença que afeta oito a cada mil bebês no Brasil e é responsável por cerca de 50% das mortes de recém-nascidos. E a Associação Eunice Weaver do Paraná apoia as ações promovidas pela Associação Paranaense de Crianças Cardiopatas Coração de Leão (APCL) para a data.

Para este ano, está programada a iluminação da estufa do Jardim Botânico nas cores vermelha e azul, em referência à circulação arterial e venosa. Também será entregue um folder da campanha em parceria com restaurantes da capital paranaense (Espetinho do Zé e as pizzarias Babbo Giovanni, Dom Castro e River). Os clientes desses estabelecimentos receberão o material ao fazerem seus pedidos.

Sobre a cardiopatia congênita
A cardiopatia congênita é uma malformação do coração que ocorre durante o período de desenvolvimento do bebê ainda na barriga da mãe. Das crianças nascidas vivas, aproximadamente 35% apresentam cardiopatia congênita complexa e podem morrer já no primeiro mês de vida, caso não recebam o tratamento adequado. Por isso, a realização do pré-natal e do acompanhamento periódico com um pediatra são essenciais.

Sinais de alerta
Alguns sinais e sintomas da cardiopatia congênita nos lactantes são: dificuldade para mamar com piora do cansaço, suor excessivo e interrupções frequentes; baixo ganho de peso; respiração cansada e rápida; infecções pulmonares ou chio no peito frequente; e coloração azulada em lábios e unhas (cianose). Já na criança, são: palidez; baixo peso; cansaço ou desânimo; síncope ou desmaio; e cianose.

Ao verificar o aparecimento desses sintomas, deve-se procurar orientação médica o quanto antes.