Notícias >

AEW-PR e Pequeno Príncipe promovem a 1ª Jornada de Estudos – Projeto Utoppia

A Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) e o Hospital Pequeno Príncipe promovem a 1ª Jornada de Estudos – Projeto Utoppia, que será realizada no dia 12 de agosto no auditório da Sociedade Paranaense de Pediatria. No evento, renomados profissionais e pesquisadores irão abordar temas ligados ao diagnóstico e tratamento do autismo. As inscrições estão abertas e seguem até o próximo dia 8.

Entre os assuntos que serão tratados na jornada estão os aspectos clínicos do autismo, os sinais de alerta, a importância da detecção precoce da doença, o autismo na escola e a relevância da participação da família no tratamento. Também serão apresentados os resultados do primeiro ano do Projeto Utoppia.

Sobre o Utoppia
O projeto Utoppia é viabilizado por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas), do Ministério da Saúde, e tem suas ações colocadas em prática pelo Pequeno Príncipe, com o apoio da AEW-PR. A iniciativa proporciona o acesso ao diagnóstico diferencial e ao tratamento multidisciplinar a crianças e adolescentes com transtorno ou deficiência mental, intelectual, múltipla e de autismo.

Os meninos e meninas atendidos no projeto passam por avaliações diagnósticas neuropsicológica e clínica, e recebem tratamento especializado, com psicoterapia cognitivo-comportamental, fonoaudiologia e terapia ocupacional. A terapêutica é individualizada e personalizada, e definida de acordo com as necessidades de cada caso. Seus familiares também recebem acompanhamento, com orientação e terapia familiar orientada à reabilitação do paciente.

Na sede da Associação Eunice Weaver do Paraná funcionam dois consultórios para avaliação diagnóstica, dois consultórios para tratamento multidisciplinar e uma sala de atividades voltadas à orientação e à terapia familiar.