Notícias >

Acordo entre ministérios prevê a capacitação para atendimento de grupos vulneráveis

Para fortalecer a assistência e o cuidado à população em situação de vulnerabilidade social, os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Cidadania, João Roma, assinaram recentemente um acordo de cooperação técnica com prazo de execução de cinco anos. Entre as ações integradas, o acordo prevê a capacitação de profissionais de saúde e de assistência que atendem pessoas com HIV, hepatites virais, hanseníase, tuberculose e prevenção da sífilis congênita.

A realização de oficinas, capacitação e educação a distância de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) tem como objetivo levar as políticas públicas dos dois ministérios aos brasileiros mais carentes que sofrem com essas enfermidades.

Durante o evento de assinatura do acordo de cooperação, o ministro João Roma ressaltou que as doenças infecciosas têm no fator social o agravamento dos quadros clínicos. Segundo ele, para reverter essa situação, a parceria dos ministérios da Saúde e da Cidadania vai permitir uma conexão direta entre os serviços de saúde e de assistência social. Já o ministro Marcelo Queiroga destacou que embora o país viva um momento de emergência em saúde pública, por causa da pandemia do coronavírus (COVID-19), o Estado não pode deixar de combater as outras doenças.

O treinamento dos profissionais de assistência e saúde será realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).

Clique aqui e ouça a matéria na íntegra.

Fonte: Radioagência Nacional