Notícias >

26 de maio: Dia Estadual de Conscientização sobre a Hanseníase

Nesta quinta-feira, 26 de maio, é lembrado o Dia Estadual de Conscientização sobre a Hanseníase. Dados preliminares da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostram que o Paraná registrou somente em 2015 689 novos casos da doença na população em geral, sendo quatro notificações em menores de 15 anos. A prevalência da enfermidade por 10 mil habitantes no último ano foi de 0,7.

A data especial é uma oportunidade de reforçar a importância do diagnóstico precoce da hanseníase, do seu tratamento – que é oferecido de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – e da luta contra o preconceito. A doença, que é transmitida pela bactéria Mycobacterium leprae, tem cura e uma vez iniciado o tratamento, a pessoa que tem a enfermidade não a transmite mais para outros cidadãos.

Por isso, é importante ficar atento aos principais sintomas da hanseníase: manchas na pele (brancas ou avermelhadas); falta de sensibilidade ao tato, ao calor e à dor; alteração de pelos; ausência de suor nas áreas afetadas; e perda de força nos membros. Ao verificar a existência de qualquer um desses sinais, deve-se procurar uma unidade de saúde o quanto antes. O diagnóstico da enfermidade é feito por meio de exames clínicos e de sangue.