De 13 a 17 de novembro, a capital do Tocantins, Palmas, receberá o 15º Congresso Brasileiro de Hansenologia. O evento – que é uma realização da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) e ocorrerá no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues – terá uma intensa programação científica voltada a médicos, residentes, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, entre outros profissionais da área da saúde.
Os assuntos serão debatidos em cursos, mesas redondas e conferências, além da apresentação de casos clínicos e diagnósticos diferenciais de hanseníase. Também haverá apresentação e premiação de trabalhos científicos, visitas às unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) de Palmas e prova para a obtenção de certificado na área de atuação em Hansenologia.
Dentre os temas que serão abordados nos cinco dias de congresso, estão reabilitação neurológica, prevenção de incapacidades, novas abordagens para o diagnóstico da hanseníase e panorama da doença no Brasil. Diagnósticos diferenciais das neuropatias, exame dermatoneurológico na enfermidade, novas abordagens para o diagnóstico da hanseníase, busca ativa da doença, dor neuropática e estados reacionais da enfermidade, novas órteses e cirurgia na prevenção e tratamento de incapacidades também ganharão espaço no evento.
No último dia de congresso, uma mesa redonda destacará as ferramentas inovadoras para pesquisa aplicada no controle da hanseníase. A resistência antimicrobiana e novas mutações do Mycobacterium leprae, novos biomarcadores para o diagnóstico da doença em regiões hiperendêmicas, novas estratégias para o diagnóstico no local de tratamento da enfermidade e diretrizes para o diagnóstico, tratamento e prevenção da hanseníase estão entre os temas da mesa redonda.
Clique aqui e confira a programação científica completa do evento.
Prova de título
Durante o 15º Congresso Brasileiro de Hansenologia, a SBH e a Associação Médica Brasileira (AMB) vão promover o exame de suficiência para a obtenção do certificado de atuação em Hansenologia. A prova será realizada no dia 14 de novembro, na Fundação Escola de Saúde Pública do Município de Palmas (FESP) e será aplicada em dois momentos: pela manhã haverá a parte teórica e no período da tarde, a prática. As inscrições para a avaliação estão abertas e seguem até 31 de outubro.
Podem se inscrever para a prova médicos com título de especialista emitido pelas seguintes sociedades de especialidades, em conjunto com a AMB: Clínica Médica, Dermatologia, Infectologia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Preventiva e Social, e Neurologia. As inscrições devem ser feitas pelo site do evento (clique aqui). Para acessar o edital do exame, clique aqui.
Com informações da Sociedade Brasileira de Hansenologia