Arte e Cultura

AbreA Constituição Federal de 1988 prevê que os direitos fundamentais devem ser assegurados a todas as pessoas igualmente. E entre eles está o acesso à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. Em sintonia com esses princípios, a Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) promove diversas atividades culturais e de disseminação do conhecimento.

O público atendido hoje é composto por crianças, jovens e adultos com deficiência ou vulnerabilidade social. Além da assistência direta realizada pela AEW-PR, algumas dessas pessoas são contempladas por programas de suas entidades parceiras, como a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE) e a Associação Beneficente São Roque.

As atividades culturais promovidas pela Associação Eunice Weaver do Paraná são realizadas por artistas e grupos teatrais consagrados. Eles levam momentos de descontração, alegria e aprendizado a essas pessoas. São apresentações teatrais e shows musicais que têm encantado a plateia.

Os benefícios proporcionados por essas ações de cunho artístico e cultural são de grande impacto para a vida das crianças e dos adolescentes, em especial. Elas criam um ambiente rico em oportunidades para o desenvolvimento integral e abrem campo para novas descobertas.

SaulTrumpet1Aperfeiçoar a autonomia para o dia a dia, resgatar valores, aumentar a noção de cidadania e melhorar o senso crítico são outros aspectos positivos proporcionados por tais iniciativas. Somam-se a eles o estímulo do acesso aos bens culturais, o respeito à diversidade cultural, a valorização das manifestações artísticas e culturais, e a construção coletiva dos saberes.

A Associação Eunice Weaver do Paraná defende que o contato com a arte e a cultura é um ato de cidadania e de transformação social, ética e da própria sociedade. As pessoas que participam das atividades podem, então, vivenciar novas experiências e aprendizados, que vão contribuir e muito para o desenvolvimento da sensibilidade e sociabilidade.

Saiba mais sobre as ações culturais realizadas na AEW-PR em 2013.

Sabrina Blues Mendes e Gringo's Washboards Band

Sabrina Blues Mendes e Gringo’s Washboards Band

Novembro
– O grupo de teatro Cia. do Abração apresentou na sede da Associação Eunice Weaver do Paraná a peça “Um Mundo Debaixo do meu Chapéu”. A plateia foi composta por 50 alunos da Escola Menino Jesus e 30 alunos da FEPE.

– A música tomou conta da sede da AEW-PR com um show de blues. A Tony Caster Blues Band, com sua formação completa, encantou 80 alunos da Escola Menino Jesus, acompanhados por 14 educadores, e 11 alunos e três educadores da FEPE.

Outubro
– Uma tarde musical na Associação com muito blues levou animação para 70 alunos da Escola Menino Jesus e 20 pessoas atendidas pela FEPE. Emerson Caruso e Bene Chirea deram o tom de um show superespecial.

Sonho de uma Noite de Verão

Sonho de uma Noite de Verão

– A Cia. do Abração encenou a peça de teatro “Sobrevoar” na sede da Associação Eunice Weaver do Paraná. Na plateia, 66 estudantes da Escola Menino Jesus e 23 da FEPE.

– Um dia de blues, outro de jazz. Saul Trumpet e Banda levaram o que há de melhor no estilo musical para a AEW-PR. Foi uma tarde bastante animada para 13 crianças atendidas pela Associação Beneficente São Roque.

Setembro
– Uma adaptação da peça “Sonho de uma Noite de Verão”, de William Shakespeare e que se tornou um clássico do teatro mundial, foi apresentada na AEW-PR pela Cia. do Abração. Aproximadamente 80 alunos da Escola Menino Jesus estavam na plateia.

– Diferentes estilos musicais – como jazz, blues e bossa nova – animaram a tarde de mais de 50 alunos e professores da Escola Menino Jesus. No palco da Associação Eunice Weaver do Paraná estavam os músicos Diogo Guanabara, Endrico Bettega, Samuel Troni, Jackson Franklin e a cantora paraense Camila Masiso.

Saul Trumpet e Maestro Fernando Montanari

Saul Trumpet e Maestro Fernando Montanari

Agosto
– A companhia teatral Pé no Palco levou até a sede da AEW-PR a peça “Que História é Essa”. Uma tarde encantadora contagiou os cerca de 30 alunos da Escola Menino Jesus que estavam na plateia.

– A Associação Eunice Weaver do Paraná recebeu um show de blues muito animado. Sabrina Blues Mendes e Gringo’s Washboards Band apresentaram diversas músicas para adolescentes da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional.

Junho
– Vinte e sete crianças da Associação São Roque e aproximadamente 30 alunos da FEPE assistiram à apresentação da peça teatral “O Olho d’Água”, na sede da AEW-PR. Ela foi encenada pelo grupo Cia. do Abração.

Sobrevoar

Sobrevoar

Maio
– A Associação Eunice Weaver do Paraná recebeu a Cia. do Abração, que encenou a peça “O Trenzinho do Caipira”. Na plateia estavam 29 crianças da Associação São Roque, cerca de 20 alunos da FEPE e 20 estudantes da Escola Menino Jesus.

Abril
– Uma tarde muito animada com a Cia. do Abração. Diversos alunos da Escola Menino Jesus foram até a sede da Associação para assistir à peça “Clarice Matou os Peixes”.