Notícias >

AEW-PR auxilia na busca de documentação para filhos de pessoas com hanseníase

DSC_0070A Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) tem auxiliado pessoas que na infância viveram em educandários e foram separadas de seus pais, que tinham hanseníase. Na época, estava instituído no Brasil o isolamento compulsório para quem fosse afetado pela doença. A instituição agora ajuda na coleta de informações que comprovem essa situação e que posteriormente poderão contribuir para a conquista de um benefício indenizatório a ser pago pelo governo federal, caso o projeto de lei que aborda o assunto, que ainda segue os trâmites para que seja aprovado na esfera legislativa, passe a vigorar.

No último fim de semana, a Associação promoveu um evento que reuniu algumas dessas pessoas. Elas foram recepcionadas no sábado, dia 12, com um café da manhã e tiveram momentos de confraternização. Após, houve a entrega de declarações que comprovam o acolhimento dos ex-internos no Educandário Curitiba, localizado na então Sociedade Eunice Weaver do Paraná. Também foram repassados os cadastros realizados anteriormente com 60 cidadãos para representantes do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).

A pDSC_0103residente da AEW-PR, Ety Cristina Forte Carneiro, que entregou as declarações aos presentes, lembrou que a mobilização pela busca de documentos para comprovar que os pais desses cidadãos estiveram isolados em colônias vai continuar. Os esforços da Associação nessa pesquisa também foram destacados. Entre eles está a solicitação de dados junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), à Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (Seds) e ao Hospital Colônia São Roque.

Documentário
DSC_0152Durante o evento também foi apresentado um trecho do filme “Santa Teresa”. Dirigido pelo cineasta paranaense Eduardo Baggio, o documentário conta, por meio de imagens de arquivo e depoimentos atuais, a história das colônias onde as pessoas que tinham hanseníase eram isoladas entre 1930 e 1940. O longa-metragem mostra como era a política de tratamento da enfermidade praticada na época, na qual as pessoas eram retiradas de suas casas e obrigadas a ir às colônias, sendo separadas de suas famílias, sem direito de escolha.