Sistema de indicadores que permita monitorar o direito de participação de meninos, meninas e adolescentes de acordo com os artigos da Convenção dos Direitos da Criança.

O documento organiza-se em 6 partes. A primeira contém uma conceituação e caracterização do que seja participação, assim como uma fundamentação sobre a necessidade de construir indicadores que permitam monitorar o desenvolvimento do direito à participação e que constituam para os Estados, uma ferramenta de trabalho neste âmbito.

Além disto, são fornecidos antecedentes existentes na formulação de propostas de indicadores sobre este direito. São descritos os aspectos metodológicos para a formulação de uma matriz de indicadores e os passos que foram seguidos para a consulta que foi realizada com as equipes técnicas especializadas em participação dos Estados e com os meninos, meninas e adolescentes através do site nossa voz em cores (www.nuestravozacolores.org).

Finalmente, são descritos cada um dos indicadores propostos, com suas respectivas definições e formas de medição.

Download

Se ao clicar no link o arquivo não baixar automaticamente, clique com o botão direito e selecione a opção "Salvar como".