O diagnóstico precoce, o tratamento e a prevenção são ações prioritárias para bloquear a transmissão da doença, dependem da qualificação de todos os profissionais de saúde e da gestão em rede dos serviços necessários à assistência integral e igualitária à saúde das pessoas acometidas pela doença.

Com o propósito de subsidiar estados e municípios nesse processo, o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Controle da Hanseníase, disponibilizou um conjunto de manuais revistos e atualizados: Prevenção de incapacidades; Condutas para úlceras em hanseníase e diabetes; Condutas para alterações oculares em hanseníase; Reabilitação e cirurgia em hanseníase; e Adaptações de palmilhas e calçados.

Os manuais, além de informações técnicas, trazem depoimentos de pessoas que tiveram a doença e estão curadas e de pessoas em tratamento. Eles foram colhidos em oficinas e entrevistas realizadas entre fevereiro e março de 2008, com o propósito de subsidiar o texto sobre acolhimento e dar vida, nome e sentimentos a alguns dos 47.000 casos registrados pelo sistema de informação em saúde. Trazem também depoimentos de profissionais de saúde que lidam com a hanseníase no seu cotidiano de trabalho. São vozes de agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiras, fisioterapeutas, psicólogos que problematizam as questões que interferem na vida dessas pessoas e dificultam ou facilitam sua prevenção e reabilitação.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica.
Manual de prevenção de incapacidades / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 3. ed., rev. e ampl. – Brasília : Ministério da Saúde, 2008.
140 p. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de prevenção e reabilitação em hanseníase; n. 1)
ISBN 978-85-334-1509-6
1. Hanseníase. 2. Prevenção. 3. Saúde Pública. I. Título. II. Série.
CDU 616-002.73