Notícia  >

Nossa história: documentos contam a trajetória da Associação Eunice Weaver do Paraná

Nossa história

Fotos por Camila Hampf

A Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) recebeu, neste semestre, um presente valioso: uma série de documentos históricos que ajudam a contar a trajetória da instituição. Os escritos oficiais foram entregues à atual diretoria pelo presidente benemérito da Associação, Rubens Pinho.

A ideia, agora, é que o conjunto de documentos passe por processos de conservação e restauro. O objetivo da AEW-PR é fazer isso por meio de um projeto a ser proposto em 2026 para ser viabilizado via Lei Rouanet. A iniciativa visará a ressaltar o importante trabalho realizado pela Associação em relação à hanseníase no âmbito do Paraná desde a década de 1940.

Relatório de atividades

Um desses documentos históricos é um relatório sobre as atividades realizadas no ano de 1946 pela então Sociedade de Assistência aos Lázaros e Defesa contra a Lepra. Na época, o Educandário Curitiba já estava em funcionamento no terreno de propriedade da hoje Associação Eunice Weaver do Paraná e contava com 118 crianças internadas. Elas foram separadas dos pais, que tinham hanseníase, por causa da política de isolamento compulsório do governo federal vigente à época.

Nossa históriaO relatório conta, por exemplo, que, em 1946, três meninos, os maiores deles, ingressaram no Exército. Também houve um casamento de uma interna de 18 anos de idade com um operário descrito como “muito trabalhador e honesto”. Na cerimônia, compareceram diversas autoridades do estado e famílias da sociedade paranaense.

Também foram relatadas as visitas recebidas na instituição. Uma delas foi a do então ministro da Educação e Saúde, Ernesto de Souza Campos, que teceu elogios aos seus dirigentes. Outro ponto destacado foi uma campanha realizada em favor das crianças do Educandário Curitiba. A campanha teve duração de uma semana, na qual foram vendidas flores de pessegueiro e cartões. Para encerrar a ação, foi realizado um grande baile no Círculo Militar. Ao todo, foram arrecadados CR$ 60.000,00 (sessenta mil cruzeiros) — o que representaria aproximadamente R$ 300 mil nos tempos atuais, já atualizados implicitamente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerando o poder de compra.

Desafios e conquistas

Além disso, o documento apresenta desafios que foram enfrentados em 1946 — como as dificuldades no andamento de obras no terreno da instituição — e também as conquistas — como um valor destinado pelo governo do Paraná à Sociedade de Assistência aos Lázaros e Defesa contra a Lepra após uma visita do diretor de Saúde do estado, Milton Munhoz, e o bom rendimento escolar dos internos do Educandário Curitiba. Por fim, foi ressaltada a parceria com sociedades similares do interior do Paraná, com as de Londrina e de Cambará, “cujas diretoras, sempre solícitas, atendem com boa vontade aos nossos apelos. Somos muito gratas a essas distintas colegas”.

Veja a seguir fotos do relatório.

Biblioteca

Plano Nacional pela Primeira Infância (PNPI)

A Rede Nacional Primeira Infância entrega ao Governo e à sociedade brasileira sugestão de Plano Nacional pela Primeira Infância, que propõe ações amplas e articuladas de promoção e realização dos direitos da criança de até seis anos de idade nos próximos doze anos

Notícias