
Hanseníase: o controle da doença começa com o fim do preconceito!
O folder traz informações importantes sobre hanseníase, como o que ela é, o que ela faz e o seu tratamento.
A Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) completou 80 anos de história em 26 de outubro, e um evento realizado nessa terça-feira marcou essa data tão especial. Com a presença de representantes da atual diretoria da Associação e de gestões passadas, bem como de diretores da instituição parceira Complexo Pequeno Príncipe, as comemorações destacaram o respeito ao passado da AEW-PR, a valorização do presente e os planos e sonhos traçados para o futuro.
“É uma alegria muito grande celebrar na mesma data os 80 anos da Associação Eunice Weaver do Paraná e os 102 anos do Hospital Pequeno Príncipe”, afirmou a diretora-executiva do Hospital e diretora-geral do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro. “As histórias das duas instituições são histórias marcantes de batalhas pelas conquistas sociais. Hoje, reconhecemos o passado, valorizamos imensamente o presente e temos a ousadia de sonhar e planejar o futuro”, completou ela.
O legado das pioneiras da Associação também foi lembrado. “Juril Carnasciali [que por décadas presidiu a instituição] é um exemplo. Uma guerreira que participava de mais de 40 projetos e grupos de atuação na comunidade. Ela é realmente uma inspiração para todos nós. Eunice Weaver foi uma pioneira, e Ety Gonçalves Forte é o melhor exemplo de uma frase que diz que você é a mudança que quer no mundo. Dona Ety é uma realizadora, que deseja para as crianças do Brasil o que quer para os seus filhos e netos. E cada um de nós, à sua maneira, está realizando o seu melhor”, salientou Ety.
A filha de Juril de Plácido e Silva Carnasciali, Julieta Carnasciali Miró, esteve presente no evento, bem como Gilberto Guimarães Monastier, representando os ex-diretores da AEW-PR. “Eu fico muito feliz e emocionada por estar aqui. Foram muitos anos de uma luta forte, intensa e longa para manter essa área maravilhosa para uma finalidade social”, disse Julieta. “Só me resta manifestar a minha satisfação em poder fazer parte desse grupo que deixou a Associação Eunice Weaver do Paraná em mãos tão recomendáveis e agradecer o convite para participar deste evento tão importante”, acrescentou Monastier.
Celebração do futuro
Durante o evento, também foram mencionados os frutos futuros da parceria estabelecida em 2012 entre a Associação Eunice Weaver do Paraná e a Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Complexo Pequeno Príncipe. O terreno da AEW-PR, situado no bairro Bacacheri, em Curitiba, vai abrigar o Pequeno Príncipe Norte, cujo projeto prevê a construção de um hospital de alta complexidade, de um hospital-dia, das sedes do Instituto de Pesquisa e da Faculdades Pequeno Príncipe, e de um jardim botânico, entre outras instalações. O empreendimento alia premissas de contemporaneidade, qualidade e sustentabilidade, e foi pensado de modo a evidenciar o respeito às ciências da vida.
“Minha mãe ficou muito feliz com a oportunidade dessa parceria com o Pequeno Príncipe. O Hospital é uma instituição centenária, respeitada não somente aqui, mas no Brasil e fora do país também. Então, ela sentiu que o sonho dela de ajudar teria uma continuidade. Eu fico muito feliz por estar aqui e saber que, de alguma forma, minha mãe pôde colaborar muito para que isso se materializasse”, frisou Julieta. “Esses anos históricos de atuação da AEW-PR e do Pequeno Príncipe em prol da comunidade vão florescer em um campus integrado de saúde, pesquisa e ensino, com foco em assistência, cultura e muita multiplicação de conhecimento e inovação”, complementou Ety.
O diretor corporativo do Complexo, José Álvaro da Silva Carneiro, adiantou que a expectativa é a de que as obras do Pequeno Príncipe Norte sejam iniciadas em 2022. Ele também ressaltou a oportunidade trazida pela parceria entre as duas instituições para o desenvolvimento de projetos ambientais no terreno, que tem extensa área verde com mata nativa. “Em função de termos esse terreno, abrimos uma nova perspectiva para as ações ambientais do Pequeno Príncipe, que são modestas, do ponto de vista financeiro, mas significativas. E nesta semana, o Pequeno Príncipe ganhou mais um prêmio na área do meio ambiente, e isso é muito legal, pois foi esse espaço aqui que nos permitiu essa conquista”, concluiu ele.
Clique abaixo e confira o vídeo sobre o evento.
O folder traz informações importantes sobre hanseníase, como o que ela é, o que ela faz e o seu tratamento.
A Rede Nacional Primeira Infância entrega ao Governo e à sociedade brasileira sugestão de Plano Nacional pela Primeira Infância, que propõe ações amplas e articuladas de promoção e realização dos direitos da criança de até seis anos de idade nos próximos doze anos
Ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Saúde vai ajudar o país a atingir as metas do Programa Brasil Saudável, para a eliminação da doença como problema de saúde pública até 2030
Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania elaborou material com perguntas e respostas para responder às principais questões sobre a concessão da pensão para beneficiários