
Hanseníase: o controle da doença começa com o fim do preconceito!
O folder traz informações importantes sobre hanseníase, como o que ela é, o que ela faz e o seu tratamento.
Com o objetivo de apresentar uma ferramenta adicional para o diagnóstico da hanseníase, pesquisadores realizaram um estudo para avaliar as respostas de anticorpos contra a proteína Mce1A em pacientes com a doença. Os resultados da pesquisa foram publicados neste mês na revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. A publicação é um periódico científico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que neste ano obteve liderança do fator de impacto na América Latina.
Intitulado “ELISA-based assay of immunoglobulin G antibodies against mammalian cell entry 1A (Mce1A) protein: a novel diagnostic approach for leprosy”, o artigo é de autoria do mestrando Filipe Rocha e coordenado pelo pesquisador Sérgio Arruda, ambos da Fiocruz Bahia. O estudo também contou com a participação de profissionais vinculados a outras instituições de saúde e pesquisa nacionais e internacionais.
O diagnóstico de hanseníase é complexo e novas ferramentas e metodologias são necessárias para detectar casos em estágios iniciais e prevenir a transmissão da enfermidade. O genoma de Mycobacterium leprae contém o gene Mce1A, que codifica uma proteína de entrada de células de mamífero. Os pesquisadores se basearam na hipótese de que a presença de Mce1A na superfície celular poderia ser detectada pelo sistema imunológico do hospedeiro e induzir a produção de biomarcadores sorológicos de infecção e doença por M. leprae.
Para realização da pesquisa, foi feito um estudo transversal envolvendo 89 voluntários (55 casos de hanseníase, 12 contatos familiares e 22 controles endêmicos), no Hospital Couto Maia, em Salvador. Além das respostas de anticorpos contra o Mce1A, foram avaliados contatos domiciliares dos pacientes e da população em geral.
Os achados apontaram que esta nova embalagem de diagnóstico apresenta um método fácil, não invasivo e barato para o rastreio da hanseníase, que pode ser aplicável em áreas endêmicas.
Clique aqui e leia o artigo na íntegra.
Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

O folder traz informações importantes sobre hanseníase, como o que ela é, o que ela faz e o seu tratamento.

A Rede Nacional Primeira Infância entrega ao Governo e à sociedade brasileira sugestão de Plano Nacional pela Primeira Infância, que propõe ações amplas e articuladas de promoção e realização dos direitos da criança de até seis anos de idade nos próximos doze anos
Nesta primeira matéria, você conhecerá os detalhes de um dos primeiros relatórios da instituição, relativo às atividades do ano de 1946, uma época em que o Educandário Curitiba abrigava 118 crianças
Itens foram dados a ex-moradores do Educandário Curitiba, que, no passado, funcionou na Associação. O momento tradicional e especial contribui para o fortalecimento dos laços de afeto e pertencimento