Notícias >

UNA-SUS está com matrículas abertas para sete cursos on-line

O Sistema UNA-SUS está com matrículas abertas para sete cursos on-line e autoinstrucionais. Interessados podem se inscrever até o dia 29 de junho. Os inscritos têm até 29 de julho para finalizar todas as atividades e, então, receber o certificado de conclusão.

Há 50 mil vagas disponíveis para cada curso, em um total de 350 mil vagas. Confira as iniciativas ofertadas!

Saúde da População Negra
Curso livre para profissionais de qualquer área do conhecimento que se interessem pelo tema. Promove o debate a respeito do preconceito e do racismo institucional, baseado em dados epidemiológicos e informações gerais sobre a população negra, sua cultura e práticas tradicionais de saúde.

A capacitação oferece aos profissionais de saúde de todo o Brasil a oportunidade para refletir e atuar na perspectiva do cuidado centrado na pessoa e na família, visando à melhoria da qualidade de atendimento e à redução das desigualdades. Tudo alinhado aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Política Nacional Integral da População Negra.

Para acessar o conteúdo sobre o curso e fazer a sua matrícula, clique aqui.

Dengue
A qualificação tem como objetivo familiarizar os profissionais com as recomendações atuais do Ministério da Saúde em relação ao manejo clínico da doença. A partir da análise de oito casos clínicos, os alunos poderão refletir a respeito dos sintomas apresentados em situações fictícias e avaliar a melhor forma de tratamento para cada paciente.

Para acessar o conteúdo sobre o curso e fazer a sua matrícula, clique aqui.

Hanseníase
O objetivo é atuar no preparo dos profissionais para trabalharem no controle da transmissão da doença e diminuir as incapacidades causadas pela enfermidade. Dessa maneira, o curso ressalta a importância do diagnóstico oportuno e do efetivo controle de contatos. É dividido em três unidades: vigilância, diagnóstico e acompanhamento da hanseníase na Atenção Básica.

Para dinamizar o aprendizado, são utilizados casos clínicos, vídeo-aulas com explicações de especialistas a respeito do tema, além de vídeos de apoio com dramatizações que tratam do tema da vídeo-aula. Também são utilizados hipertextos, caixas de ajuda e glossário, para que se possa aprofundar os conhecimentos de termos técnicos.

Para acessar o conteúdo sobre o curso e fazer a sua matrícula, clique aqui.

Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa – Módulo I
Voltado para profissionais da área da saúde de nível superior, o curso mostra um panorama geral do envelhecimento no país e apresenta as principais questões sobre o atendimento da população com 60 anos ou mais. O conteúdo está dividido em cinco unidades, que tratam do envelhecimento populacional, ações estratégicas, avaliação multidimensional e condições clínicas e trabalho em equipe.

Para acessar o conteúdo sobre o curso e fazer a sua matrícula, clique aqui.

Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa – Módulo II
Tem como objetivo atualizar os agentes comunitários de saúde (ACS) e técnicos de enfermagem sobre as recomendações nacionais para a atenção à saúde da pessoa idosa, no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

São abordados diversos temas relacionados à atuação desses profissionais na atenção à saúde da população idosa, como o mapeamento dessas pessoas, o trabalho em equipe, o acolhimento, o planejamento de cuidados e a promoção da saúde.

Para acessar o conteúdo sobre o curso e fazer a sua matrícula, clique aqui.

Atualização do Manejo Clínico da Influenza
Voltado para médicos, o curso trata do diagnóstico diferencial entre o resfriado comum de síndrome gripal e a síndrome respiratória aguda grave, dos principais riscos de complicação e das medidas que reduzem a transmissão da gripe.

O conteúdo apresenta casos clínicos interativos, com vídeos de especialistas que comentam o tema abordado. Além disso, o aluno terá acesso a materiais de apoio, como fluxograma de tratamento e orientações de etiqueta respiratória.

Para acessar o conteúdo sobre o curso e fazer a sua matrícula, clique aqui.

Coinfecção tuberculose-HIV
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a tuberculose é a doença infecciosa que mais mata pessoas com HIV. Portanto, é necessário tratar as enfermidades de forma conjunta.

O curso fornece subsídios para que os profissionais de saúde atendam integralmente e, de forma qualificada, as pessoas coinfectadas por tuberculose e HIV. Para isso, são abordados os aspectos etiológicos, psicossociais e clínicos da associação entre as doenças.

Para acessar o conteúdo sobre o curso e fazer a sua matrícula, clique aqui.

Fonte: Blog da Saúde/Ministério da Saúde