Notícias >

Retrospectiva 2023: veja alguns dos acontecimentos na AEW-PR de maio a agosto

O segundo quadrimestre de 2023 foi marcado, na Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR), pelo apoio a ações de conscientização à população sobre temas como o combate à violência cometida contra crianças e adolescentes. Outro destaque do período foram os projetos e atividades realizados ou apoiados pela instituição relativos ao meio ambiente, como a iniciativa própria da AEW-PR Nosso meio ambiente: conhecer para conservar. Confira a seguir!

Maio

Em mais um ano, a Associação Eunice Weaver do Paraná apoiou as ações do Hospital Pequeno Príncipe, uma de suas instituições parceiras, sobre o combate à violência praticada contra crianças e adolescentes. O alerta da Campanha Pra Toda Vida – A Violência não Pode Marcar o Futuro das Crianças desta vez foi a importância de estar atento aos sinais de negligência e das violências sexual, física e psicológica para proteger os meninos e meninas. Somente em 2022, o Pequeno Príncipe fez 652 atendimentos de casos de violência, o que representou um crescimento de 5,5% em relação aos dados de 2021.

Em 18 de maio, que é marcado pelo Dia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes, a AEW-PR e o Pequeno Príncipe lembraram que estar atento aos sinais e denunciar casos de violência é um papel de toda a sociedade. Entre os sinais de alerta estão a mudança brusca de comportamento; alterações no apetite; recusa ou dificuldade para dormir; automutilação; e desinteresse por atividades de que o menino ou a menina antes gostava.

O mês também tem o Dia Estadual para Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase, em 26 de maio. Em 2023, a Associação Eunice Weaver do Paraná reforçou que a doença tem cura e que o tratamento para a enfermidade está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição destacou ainda que o acolhimento dos pacientes com hanseníase é muito importante e precisa começar em casa, dentro da própria família.

Junho

Esse é o mês em que é lembrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Por isso, em 5 de junho, a AEW-PR colocou em destaque as iniciativas pioneiras que são apoiadas pela instituição em prol da saúde do planeta, em uma parceria com o Pequeno Príncipe. Muitas dessas ações são realizadas no terreno da Associação, que no futuro abrigará o Pequeno Príncipe Norte, projeto de expansão do Hospital. São iniciativas ligadas à preservação, à responsabilidade e à educação ambiental. Também foi feito um convite para que a população contribua com a redução da poluição plástica.

Outro destaque da data foi um projeto próprio da Associação Eunice Weaver do Paraná ligado ao tema: o Nosso meio ambiente: conhecer para conservar. A iniciativa proporciona a oportunidade para que alunos de escolas de Curitiba possam reforçar, em campo, os conceitos voltados à educação ambiental aprendidos em sala de aula, como ecologia e sustentabilidade, por meio de atividades como trilha em áreas de preservação permanente (APP), plantio de mudas na horta e visita à área de compostagem.

Ainda em junho, o projeto do Pequeno Príncipe Norte foi mostrado a moradores do seu entorno, no bairro curitibano Bacacheri. A reunião realizada na AEW-PR contou com a presença de 129 pessoas, que participaram da apresentação do empreendimento. No “Encontro com os Vizinhos” foram reveladas as estruturas previstas para o Pequeno Príncipe Norte, as premissas da obra – como contemporaneidade, efluente e resíduos, e jardim botânico integrado ao bosque – e algumas novidades que estavam previstas para o segundo semestre do ano.

Por fim, a Associação Eunice Weaver do Paraná apoiou no mesmo mês as ações do Hospital Pequeno Príncipe alusivas ao Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita. Em 12 de junho, a Associação lembrou que cerca de 30 mil crianças nascem por ano no Brasil com alguma cardiopatia congênita, que é malformação na estrutura ou na função do coração que surge ainda durante a gestação. Entre os sinais e sintomas das cardiopatias congênitas estão pontas dos dedos e/ou língua roxa em bebês; transpiração e cansaço excessivos; e irritação frequente e choro sem consolo.

Julho

Nesse mês, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 33 anos. Em 2023, a Associação ressaltou que o ECA e o Sistema Único de Saúde se complementam no Brasil para garantir os direitos de meninos e meninas, com destaque para a saúde e a vida. Na prática, as duas legislações têm a potência de transformar vidas quando concretizadas em conjunto. Por isso, a AEW-PR apoia todos os anos ações relacionadas à divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Agosto

Em agosto, a Associação Eunice Weaver do Paraná divulgou neste site diversas notícias relacionadas à hanseníase que foram destaque no Paraná e no Brasil. Como o fato de o governo do Paraná ter ampliado o Projeto Sasakawa, referência mundial no combate à doença. E que o governo federal criou um grupo de trabalho para elaborar estratégias contra o preconceito a pessoas com hanseníase. Ainda no mesmo mês, outra notícia que ganhou espaço na mídia e no site da AEW-PR foi que o Brasil firmou um acordo de cooperação para atuar no combate à hanseníase em Angola.