No mês de junho, o projeto de extensão “Saúde nas Ilhas”, sob coordenação da professora Fernanda Moura D’Almeida Miranda, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR), esteve em Guaraqueçaba, no litoral do estado. Na ocasião, foram realizadas atividades de capacitação com a comunidade e profissionais de saúde da unidade básica de saúde (UBS) e do Hospital Regional de Guaraqueçaba.
Para a comunidade, foram promovidas rodas de conversa na sala de espera para falar sobre hanseníase e alimentação saudável. A abordagem a respeito da alimentação saudável ocorreu por meio de um jogo educativo de escolhas de alimentos positivos e negativos para a saúde. O tema foi definido por profissionais de saúde da UBS devido ao elevado número de pacientes com hipertensão arterial no município. Já o assunto hanseníase foi escolhido pela médica dermatologista Lígia Márcia Mário Martin, da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas), e foi abordado como identificar a doença.
As estudantes do curso de Enfermagem da UFPR Eduarda Cristini Batista, Giovana Immich, Beatriz Petters e Isabela Ferreira preparam materiais educativos e dinâmicas para serem realizadas com a comunidade, sob a supervisão da professora Fernanda Moura D’Almeida Miranda.
A convite da coordenadora do projeto “Saúde nas Ilhas”, foram feitas capacitações tanto na UBS quanto no Hospital Regional de Guaraqueçaba. A doutoranda Márcia Bucco, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPR e professora da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), realizou a capacitação dos profissionais de enfermagem sobre a manobra de Heimlich e a ressuscitação cardiopulmonar em bebês e crianças. Já o médico ortopedista Werveley Valenza falou a respeito do trauma ortopédico pediátrico e imobilização.
A realização dessa ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Guaraqueçaba, da direção do Hospital Regional de Guaraqueçaba e do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, que cedeu o alojamento para a equipe da UFPR. Ao todo, foram capacitados 25 profissionais de saúde, dez estudantes de Medicina e Enfermagem e 25 cidadãos usuários da unidade básica de saúde do município litorâneo.
Com informações do Departamento de Enfermagem da UFPR