Médicos, enfermeiros e farmacêuticos de diversos departamentos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Toledo, município localizado na região Oeste do Paraná, participaram, na última semana de março, de uma atualização sobre tuberculose e hanseníase. A formação foi realizada no Auditório Acary de Oliveira, anexo à Prefeitura Municipal, e foi alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado em 24 de março.
O médico infectologista José Eduardo Panini e a dermatologista Fabíola Welter Ribeiro foram os responsáveis por atualizar os profissionais de acordo com os manuais do Ministério da Saúde. Outra equipe participou da mesma formação no dia 4 de abril. Ao todo, cerca de 150 colaboradores passaram pela atualização.
Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), foram registrados em Toledo, em 2021, 19 casos novos de tuberculose. Esse número saltou para 27 em 2022 e, em 2023, já foram notificados três casos da doença. Nos dois últimos anos, a rede de atenção à saúde avaliou e examinou 100% das pessoas que mantiveram contato íntimo e prolongado com as pessoas diagnosticadas com tuberculose.
Em relação à hanseníase, foram registrados no município 20 casos novos da doença entre 2020 e 2022. Na 20.ª Regional de Saúde, foram 63 casos no mesmo período. Somente em 2023, Toledo já notificou dois casos novos da doença. Também foram examinados 100% dos contatos domiciliares desses pacientes com hanseníase, de acordo com os dados do Sinan.