O ano mal começou e janeiro pareceu eterno! (Sim, nós também sentimos!) De todo modo, ainda há tempo para adquirir novos conhecimentos até a hora da verdadeira e grande virada do ano brasileiro: o Carnaval! São 12 cursos totalmente gratuitos, on-line e autoinstrucionais oferecidos pelo Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). As matrículas estarão abertas até 26 de junho e quem se inscrever tem até 26 de julho para finalizar todas as atividades e, então, receber o certificado de conclusão.
Mas para que deixar para amanhã o que podemos fazer hoje? Entre o trabalho, o planejamento anual e aquele bloquinho de rua pré-carnavalesco, é possível realizar cursos de 6, 8, 10, 12, 16, 30, 45 e até 60 horas. Não perca tempo e confira as ofertas!
Manejo do Sarampo nos Serviços de Saúde
O curso tem como objetivo qualificar os profissionais de saúde para identificar prontamente o caso suspeito de sarampo e conduzir ações de atenção e vigilância de forma integrada e oportuna, aplicando e disseminando os conhecimentos adquiridos na rotina de trabalho.
Para isso, aborda desde o papel do serviço de saúde e do profissional no controle do sarampo – com destaque às medidas de prevenção, diagnóstico laboratorial, notificação de casos e também de possíveis eventos adversos pós-vacinação (EAPV) – até o devido atendimento, segundo a condição clínica do paciente e dos protocolos preconizados, sem esquecer das medidas de controle de infecção no serviço de saúde.
A carga horária é de 60 horas. Para se matricular e acessar informações sobre o curso, clique aqui.
Saúde da População Negra
Voltado para profissionais de qualquer área do conhecimento que se interessem pelo tema, o curso promove o debate sobre o preconceito e o racismo institucional, baseado em dados epidemiológicos e informações gerais sobre a população negra, sua cultura e práticas tradicionais de saúde.
A capacitação oferece aos profissionais de saúde de todo o Brasil a oportunidade para refletir e atuar na perspectiva do cuidado centrado na pessoa e na família. Isso visando à melhoria da qualidade de atendimento e à redução das desigualdades, alinhando-se aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Política Nacional Integral da População Negra.
A carga horária é de 45 horas. Para se matricular e acessar informações sobre o curso, clique aqui.
Dengue
A qualificação tem como objetivo familiarizar os profissionais com as recomendações atualizadas do Ministério da Saúde quanto ao manejo clínico da doença. A partir da análise de oito casos clínicos, os alunos poderão refletir sobre os sintomas apresentados em situações fictícias e avaliar a melhor forma de tratamento para cada paciente.
A carga horária é de 10 horas. Para se matricular e acessar informações sobre o curso, clique aqui.
Hanseníase
O objetivo é contribuir no preparo dos profissionais para atuarem no controle da transmissão da hanseníase e diminuir as incapacidades causadas pela doença. Dessa maneira, o curso ressalta a importância do diagnóstico oportuno e do efetivo controle de contatos. É dividido em três unidades: vigilância, diagnóstico e acompanhamento da hanseníase na Atenção Básica.
Para dinamizar o aprendizado, são utilizados casos clínicos, vídeo-aulas com explicações de especialistas sobre o tema, além de vídeos de apoio com dramatizações que tratam do tema da vídeo-aula. São também utilizados hipertextos, caixas de ajuda e glossário para que se possa aprofundar os conhecimentos de termos técnicos.
A carga horária é de 45 horas. Para se matricular e acessar informações sobre o curso, clique aqui.
Atualização do Manejo Clínico da Influenza
Voltado para profissionais de saúde que atuam em toda rede assistencial, a oferta tem como objetivo reforçar o manejo adequado da influenza, de acordo com os protocolos vigentes do Ministério da Saúde. Esses protocolos preconizam o uso da medicação antiviral e a atenção especial aos casos de síndrome respiratória aguda grave.
O conteúdo apresenta casos clínicos interativos com vídeos de especialistas comentando o tema abordado. Além disso, o aluno terá acesso a materiais de apoio, como fluxograma de tratamento e orientações de etiqueta respiratória.
A carga horária é de 6 horas. Para se matricular e acessar informações sobre o curso, clique aqui.
Manejo da Coinfecção TB-HIV
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a tuberculose é a doença infecciosa que mais mata pessoas com HIV/aids. Portanto, é necessário tratar as doenças de forma conjunta. Para isso, o Ministério da Saúde, por meio da plataforma UNA-SUS, lançou esse curso que fornece subsídios para que os profissionais de saúde atendam integralmente e de forma qualificada as pessoas coinfectadas por tuberculose e HIV.
A carga horária é de 60 horas. Para se matricular e acessar informações sobre o curso, clique aqui.
Envelhecimento da População Brasileira
O objetivo desse curso é identificar os fatores que influenciam o contexto do envelhecimento da população brasileira. Para isso, o curso conta com quatro temas: envelhecimento da população em números, conceitos relacionados ao envelhecimento, funcionalidade global da saúde e políticas voltadas à população idosa.
A carga horária é de 8 horas. Para se matricular e acessar informações sobre o curso, clique aqui.
Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa
O objetivo desse curso é realizar avaliação multidimensional da pessoa idosa. Para isso, o curso conta com quatro temas: avaliação multidimensional, avaliação clínica, avaliação psicossocial e avaliação funcional.
A carga horária é de 16 horas. Para se matricular e acessar informações sobre o curso, clique aqui.
Condições Clínicas e Agravos à Saúde Frequentes em Pessoas Idosas
O objetivo desse curso é abordar integralmente a saúde da pessoa idosa, conhecendo as peculiaridades de certas condições e agravos. Para isso, o curso conta com quatro temas: visão geral da abordagem clínica de pessoas idosas, peculiaridades das manifestações clínicas em pessoas idosas, os gigantes da geriatria e o gerenciamento do cuidado.
A carga horária é de 16 horas. Para se matricular e acessar informações sobre o curso, clique aqui.
Ações Estratégicas para a Saúde da Pessoa Idosa
O objetivo desse curso é mapear a população idosa sob a responsabilidade das equipes de atenção básica, para o planejamento das ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e atenção à saúde. Para isso, o curso conta com quatro temas: mapeamento da população idosa, capacidade funcional da pessoa idosa, planos de ação e cuidado, e rede de atendimento e suporte.
A carga horária é de 10 horas. Para se matricular e acessar informações sobre o curso, clique aqui.
Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa
Dividido em nove fases, o objetivo do curso é qualificar o cuidado à saúde da população idosa na Atenção Básica, abordando temas como promoção da saúde, trabalho em equipe, acolhimento, avaliação da capacidade funcional e visitas domiciliares. Ao acessar cada fase, o estudante acompanha uma história em quadrinhos, com situações-problema, encontrando possíveis soluções nas vídeo-aulas e testando, por fim, os conhecimentos por meio das avaliações formativas.
A carga horária é de 30 horas. Para se matricular e acessar informações sobre o curso, clique aqui.
Abordagem Familiar e Manejo das Fragilidades e da Rede de Apoio
O curso aborda a saúde das pessoas idosas em situação de fragilidade, tendo como foco a participação da família e a mobilização da rede de apoio – formal e informal – para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Para isso, são discutidos temas como a complexidade da atuação das equipes de Atenção Básica, o trabalho em rede e a atuação em contexto domiciliar e comunitário.
A carga horária é de 12 horas. Para se matricular e acessar informações sobre o curso, clique aqui.