O Brasil tem o maior número de casos de hanseníase na região das Américas e o segundo maior no mundo, seguido apenas da Índia. Para capacitar os profissionais de saúde sobre o tema, o Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) está com matrículas abertas para a nova oferta do programa de formação modular Hanseníase na Atenção Primária à Saúde, produzido e ofertado pela Escola de Governo Fiocruz Brasília, por meio da Secretaria Executiva da UNA-SUS.
De acordo com o Ministério da Saúde, a hanseníase está fortemente relacionada a condições econômicas, sociais e ambientais desfavoráveis. Com registro de casos novos em todas as unidades federadas, a doença exibe distribuição heterogênea no país, com elevadas concentrações nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, importantes áreas de transmissão da doença. Sua alta endemicidade compromete a interrupção da cadeia de transmissão, tornando-se imprescindível a incorporação de ações estratégicas que visem garantir o atendimento integral às pessoas acometidas pela enfermidade.
Tendo em vista os aspectos epidemiológicos e sociais da hanseníase, o programa de formação modular é composto por três cursos on-line, que abordam temas como o diagnóstico e o tratamento da doença, com destaque à prevenção de incapacidades físicas e reabilitação; a redução do estigma e discriminação no processo de trabalho; e a gestão do programa de hanseníase do Ministério da Saúde, considerando os marcos legais, o contexto epidemiológico e as estratégias necessárias para o controle da enfermidade no Brasil.
Confira abaixo informações sobre os três módulos e os respectivos links de matrícula.
O cuidado integral em hanseníase
– Esta oferta educacional aborda desde o diagnóstico, com destaque ao tratamento oportuno da doença, até a prevenção e o tratamento das incapacidades físicas.
– Carga horária: 40 horas
– Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.
Inclusão social por meio do enfrentamento do estigma e da discriminação
– A oferta incentiva o pensamento crítico-reflexivo sobre o processo de cuidado em hanseníase, tendo em mente o enfrentamento do estigma e da discriminação nos cenários de práticas da Atenção Primária à Saúde (APS), para promover a construção da autonomia das pessoas afetadas pela doença.
– Carga horária: 10 horas
– Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.
O programa de hanseníase nas políticas públicas de saúde no Brasil
– Este curso traz informações sobre a gestão do programa de hanseníase do Ministério da Saúde, considerando os marcos legais, o contexto epidemiológico e as medidas para o controle da doença no Brasil.
– Carga horária: 10 horas
– Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.
Acesse aqui para saber mais sobre esses e outros cursos da UNA-SUS.
Fonte: UNA-SUS